PACOPAR – Actuação Responsável.

segunda, 27 de janeiro 2003

Em 13 de Agosto do ano transacto foram ultrapassados os valores de concentração de ozono medidos na estação de Estarreja. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. José Eduardo de Matos, enviou a esse propósito às empresas do Complexo Químico, no âmbito da política ambiental da autarquia de “Receber o Passado e Responsabilizar o Presente”, solicitando explicações e acções. Entre outros assuntos, na última reunião da PACOPAR, o edil estarrejense deu conta ao Painel de um ofício no qual se refere o resultado da consulta feita às empresas a propósito de ter sido ultrapassado em Estarreja no dia 13 de Agosto transacto os valores de concentração de ozono na atmosfera 180up/m3 (limite de informação à população). Das respostas dadas pelas diversas empresas, conclui-se que naquele dia não se registaram alterações processuais, paragens ou arranques da instalações, não sendo por isso expectáveis quaisquer alterações das emissões gasosas, pelo que as concentrações de ozono registadas naquele dia não podem estar associadas à operação das grandes empresas do Complexo Químico de Estarreja. Sendo que as condições que contribuem para a formação de ozono são múltiplas e nem sempre associadas às emissões industriais, foi decidido pelo PACOPAR – Painel Comunitário para a Actuação Responsável de Estarreja criar um Grupo de Trabalho com o objectivo de contactar a Universidade de Aveiro, no sentido desta proporcionar um esclarecimento científico sobre a química do ozono e factores que influenciam a concentração e dispersão deste na atmosfera. O presidente da autarquia vai solicitar à Direcção Regional do Ambiente a criação de condições para o envio, em paralelo ou imediato, de dados recolhidos nas estações de monitorização ambiental do concelho, de forma a possibilitar à autarquia a reacção em tempo útil no sentido de tentar identificar os factores de possível contribuição para as anomalias encontradas. Estarreja é pioneira no país com a criação do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário para a Actuação Responsável, envolvendo as Empresas Químicas, Autarquia, Bombeiros, Saúde, GNR e Escolas. Este painel visa um maior conhecimento e aproximação entre a comunidade e as empresas, de modo mais transparente e responsável na abordagem da necessária relação de vizinhança entre a população e a indústria química. Na prossecução destes objectivos, houve lugar, durante o ano transacto, a várias acções e reuniões, na última das quais se verificou a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. José Eduardo de Matos, que abordou a Qualidade do Ambiente em Estarreja e a sua relação com o Ozono. Para prevenir, as principais empresas do Complexo Químico de Estarreja estão disponíveis para fornecer os dados de monitorização das emissões gasosas de cada uma. No âmbito destas resoluções, haverá no próximo dia 5 de Fevereiro, no salão nobre do edifício dos paços do Concelho, uma palestra orientada pelo Dr. Casimiro Pires da Universidade de Aveiro, destinada aos membros do PACOPAR.