Comemoração do Dia Mundial da Floresta 2012 – Projeto Guardiães da Floresta

21 Março 2012, Parque Municipal do Antuã, 10h-16h

Na 6ª edição do projeto, a Câmara Municipal de Estarreja inicia a criação do Arboreto Florestal do Antuã.

segunda, 19 de março 2012

À semelhança dos anos anteriores o Gabinete de Proteção Civil e Florestal e o Setor de Ambiente assinalam o Dia Mundial da Floresta, realizando uma atividade dirigida ao público infantil e que, posteriormente, visa atingir a população em geral.

Atividade: Plantação, junto ao Rio Antuã, de várias espécies de árvores (autóctones e não autóctones) e colocação de placas identificativas. Esta será a primeira zona que constituirá o Arboreto Florestal.

Espécies:
. Folhosas - Freixo, Azevinho, Medronheiro, Pirliteiro; Nogueira, Castanheiro, Loureiro, sobreiro
. Resinosas - Pinheiro manso, Teixo, Abeto, Tuia, Cedro, camaciparis

Público-alvo: alunos do pré-escolar e 1º ciclo

Objetivos:

. Dar a conhecer o que é a floresta, as diferentes espécies e suas inter-relações com os restantes elementos naturais;
. Despertar a consciência ambiental das crianças e dos princípios “descobrir, utilizar/usufruir, respeitando”.
. Reforçar o conceito natural do Parque do Antuã, ao mesmo tempo que se promove a vivência desta zona ribeirinha e de lazer.
. Criar um arboreto com zonas distintas: espécies arbóreas, espécies arbustivas aromáticas e espécies herbáceas.