Kaki King em abril no CTE

segunda, 26 de março 2012

Prestes a dar a conhecer a programação cultural para os meses de abril, maio e junho, o Cine-Teatro de Estarreja adianta os nomes para o próximo mês. Kaki King é a cabeça de cartaz e faz adivinhar mais uma temporada de excelência neste equipamento cultural.

As comemorações da Páscoa percorrem os primeiros dias de abril e o Cine-Teatro de Estarreja prepara um concerto alusivo à data juntamente com a Banda Visconde de Salreu. Requiem de Mozart intitula o concerto e é precisamente o Requiem em Ré menor KV 626 do compositor austríaco que se vai ouvir no auditório do CTE, dia 7 de abril às 22 horas, com arranjos do maestro Afonso Alves. O Cine-Teatro de Estarreja propôs este desafio à Banda Visconde de Salreu no sentido de dar oportunidade às instituições locais de percorrerem novos caminhos que lhes confiram o merecido destaque e reconhecimento, em benefício da sociedade.

Uma semana depois as atenções viram-se para o Bar do CTE simplesmente porque os ex-tristes tigres Ana Deus e Alexandre Soares vão desfilar toda a sua vaidade, em bom português, com os temas que compõem o novo projeto que os voltou a unir. A dupla dá-se pelo nome Osso Vaidoso e vai estar no Bar do CTE no próximo dia 13 de abril com o novo álbum Animal.

A 14 de abril Kaki King aterra em Estarreja. A cantora e guitarrista americana, primeira mulher a ser distinguida com o prémio Guitar God da revista Rolling Stone, mune-se do seu mais recente álbum Junior para uma mini-digressão que termina no auditório do CTE.

Nas artes performativas destaca-se Play, The Film de Cão Solteiro e André Godinho que, a partir do clássico do cinema The Great Gabbo, constrói ao vivo uma encenação do filme. Ao mesmo tempo que as imagens da história do ventríloquo mais conhecido de sempre são projetadas na tela, os atores criam o som das cenas e a dobragem dos personagens, falas e canções com muito bom humor. O público assiste a todo este trabalho. O resultado é digno de experienciar.

Abril é o mês da Páscoa mas também sinónimo de liberdade nacional já que há 38 anos, no dia 25 de abril, concretiza-se uma revolução onde todos os portugueses se uniram pela necessidade de mudar. É no contexto da Revolução dos Cravos que surge o documentário Linha Vermelha, em exibição no Cine-Teatro de Estarreja um dia depois da estreia nas salas comerciais nacionais. Com uma sessão dedicada aos alunos do 9º ano e Secundário, Linha Vermelha revisita o documentário Torre Bela do alemão Thomas Harlan, procurando questionar e desdramatizar algumas das memórias que deixou.

O Projeto Educativo do CTE propõe ainda A Nova Bailarina, de Aldara Bizarro. Um espetáculo participativo de dança que se debruça sobre as questões da cidadania e da consciência cívica e que se destina a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.