Ação de formação: Gestão e tratamento de documentação/informação

terça, 27 de março 2012

A Biblioteca Municipal de Estarreja acolhe e colabora, com a DGIDC- Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, na realização da ação de formação "Gestão e tratamento de documentação/informação”.

A ação destina-se a pessoal não docente das Bibliotecas Escolares do distrito de Aveiro e irá decorrer nos dias 27, 28, 29 e 30 de março. Esta formação destina-se às escolas com Software GIB, dos Municípios de Estarreja, Ovar, Águeda, Mealhada e Ílhavo.

O desenvolvimento das novas tecnologias da informação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. O livre acesso à informação colocou novas questões e desafios ao processo de ensino aprendizagem, bem como a aquisição de novas competências literacias. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto, instituindo-se como centro de recursos de informação competente e organizado, para o apoio ao currículo e à promoção da leitura em suportes diversificados.

Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos assistentes operacionais, parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da biblioteca escolar, e como resposta eficaz e adequada às necessidades da comunidade educativa.

Objetivos

1. Desenvolver competências no domínio das TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle;
 2. Conhecer o circuito do documento;
 3. Conhecer princípios da descrição bibliográfica dos diversos tipos de documentos.
 4. Reconhecer funções e objetivos do tratamento documental;
 5. Dominar operações básicas de procedimentos técnicos correntes na biblioteca escolar.