Proteção civil: Câmara mantém apoio aos Bombeiros

sexta, 30 de março 2012

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Marco Braga, assinaram um contrato de aquisição de serviços, que tem por objeto a prestação de serviços no âmbito de diversas valências da Proteção Civil Municipal, nomeadamente as previstas na Lei 65/2007, de 12 de Novembro, pelo valor de 68 400,00 €.

Pese as dificuldades económicas atuais e as reduções progressivas no orçamento municipal, a autarquia manteve os valores envolvidos, sinal da importância central que atribui a esta matéria conexa com a segurança das populações e a capacidade humana de resposta dos bombeiros.

Este contrato, válido por três anos, dá assim continuidade à parceria existente entre as duas instituições. Sem prejuízo de outras obrigações previstas na legislação aplicável, decorrem para os bombeiros as seguintes obrigações principais: colaborar na prevenção no território municipal dos riscos coletivos e da ocorrência de acidente grave ou catástrofe, prestar socorro, proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público, promover o abastecimento de águas às populações sempre que se justifique, garantir o apoio geral ao serviço municipal de proteção civil ou ceder um condutor com carta profissional à Câmara. O contrato tem uma duração prevista de 3 anos, renovável anualmente.

Formação é aposta da Humanitária

Na perspetiva de Marco Braga, o contrato consubstancia um apoio “importantíssimo para o socorro e emergência em Estarreja, cada vez mais profissionalizado”, associado a um apoio que a Câmara atribui à formação das EIP - Equipas de Intervenção Permanente.

A principal aposta da Humanitária passa pela formação do seu corpo ativo de bombeiros por isto o valor associado ao contrato será destinado a esse fim. “Estas verbas são sobretudo para a formação, é de extrema importância nos dias de hoje termos bombeiros bem formados”, reforçou o dirigente que renova o mandato à frente da direção dos bombeiros.

10 novos bombeiros no corpo ativo

Esta noite, os novos órgãos sociais irão tomar posse e, ao seu lado, uma equipa de 10 jovens bombeiros inicia funções na associação. “Uma das preocupações do comando é chamar jovens para o corpo ativo dos bombeiros” e este ano foi possível formar um grupo promissor no voluntariado onde é depositada uma forte esperança “assegurar o futuro desta casa”. Marco Braga assinala que “os jovens estão a aderir” ao voluntariado e se assim não for, o presidente da associação antevê “problemas daqui as uns anos”. Atualmente, 50 voluntários integram o corpo ativo dos bombeiros de Estarreja.