Programação do CTE para os meses da primavera

Destaca-se a crescente colaboração com as entidades locais, o acolhimento de produções com grandes elencos e propostas como Osso Vaidoso no bar, Kaki King, Algodão e Carminho no auditório.

quarta, 04 de abril 2012

Destaca-se a crescente colaboração com as entidades locais, o acolhimento de produções com grandes elencos e propostas como Osso Vaidoso no bar, Kaki King, Algodão e Carminho no auditório.

Neste segundo trimestre de 2012, que percorre os meses de abril, maio e junho, o Cine-Teatro de Estarreja abre-se a toda a comunidade e mostra mais uma vez ser um espaço que privilegia o que se produz no concelho onde nasceu. Nas diversificadas propostas culturais para os próximos três meses, destaca-se um forte acolhimento a projetos organizados por associações e coletividades locais, no sentido de aproximar o CTE de todos e de dar projeção ao trabalho desenvolvido por essas entidades.

A Associação Cultural de Salreu, a Fundação Cónego Filipe Figueiredo, as Tricaninhas do Antuã, o Rotary Club de Estarreja, a Junta de Freguesia de Canelas e o Espaço D’Artes são alguns dos nomes que o Cine-Teatro faz questão de integrar na programação cultural deste trimestre.

Dando início ao trabalho conjunto que pretende desenvolver com as coletividades locais, o Cine-Teatro de Estarreja desafiou a Banda Visconde de Salreu a interpretar o Réquiem em Ré menor KV 626 de Mozart e a traduzi-lo num Concerto de Páscoa (dia 7 de abril). Uma colaboração que obrigou esta instituição a um árduo trabalho de arranjo para adaptar o clássico do compositor austríaco a um agrupamento filarmónico. O resultado mostra a superação máxima deste desafio e pode ser apreciado ao vivo na noite que precede a Ressurreição. São assim propostos novos caminhos às coletividades locais no sentido de lhes dar o merecido destaque e reconhecimento, em benefício da sociedade.

Ainda dentro dos acolhimentos do Cine-Teatro de Estarreja destaca-se a presença de produções com intervenientes bem conhecidos do grande público. Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Pedro Teixeira, atores famosos do pequeno ecrã com participações em séries como Os Malucos do Riso e Morangos com Açúcar, compõem “Os Portas” e encarnam “quatro porteiros da noite”. Uma comédia delirante para maiores de 18 anos em cena no CTE a 4 de maio.

Também do pequeno ecrã sai Gracindo Júnior que, juntamente com os seus filhos (Gabriel Gracindo e Pedro Gracindo), voa até ao Cine-Teatro de Estarreja para apresentar “Canastrões” uma peça de teatro que pretende servir de homenagem a seu pai, Paulo Gracindo (e a toda a família Gracindo), pelo que fez pelo teatro e pelos anos de dedicação a essa arte de palco. Gracindo Jr. dedicou grande parte da sua carreira às telenovelas. Do seu currículo contam-se cerca de 30 participações destacando-se a presença em Chiquinha Gonzaga (1999), Explode Coração (1995), Celebridade (2003) e muitas outras.

No mundo da música infantil chegam ao Cine-Teatro de Estarreja Pequeno David e os Sem Soninho (19 de maio). Sete rapazes que se transformaram numa novidade musical com temas pop e bem alegres que agradam aos mais novos. O grupo conta com a presença do estarrejense Alexandre Camões (o Camiôes dos Sem Soninho) na voz e no acordeão.

Na restante programação musical, o Cine-Teatro de Estarreja aposta em trabalhos nacionais como Osso Vaidoso (13 de abril), Carminho (5 de maio) e Algodão – ex-Pacman dos Da Weasel – (26 de maio).

No panorama internacional a guitarrista norte-americana Kaki King - primeira mulher a ser distinguida com o prémio Guitar God, da revista Rolling Stone – com o último álbum Júnior prepara uma minidigressão em Portugal com passagem óbvia pelo CTE a 14 de abril.


Junho é mês de Festim

A 4.ª edição do Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo tem lugar cativo no CTE e importa nomes provenientes de países como a Rússia, Finlândia e Inglaterra. Os primeiros a chegar são produto nacional e chamam-se Gaiteiros de Lisboa (8 de Junho). Um grupo de sete poli-instrumentistas que fazem uso da música tradicional. O concerto insere-se nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.

O "Festim" prossegue, a 16 de Junho, com Huun-Huur-Tu e o típico "throat-singing" (canto gutural) de Tuva (Rússia); a 29 de Junho, a pujança acordeonista levada a cabo pelo finlandês Kimmo Pohjonen; e, por último, Blowzabella, a 6 de Julho, com música e instrumentos de inspiração celta. Os quatro cantos do mundo convergem, assim, no CTE.


Artes performativas em abril, maio e junho

Além de Os Portas e Canastrões que compõem as artes performativas do CTE no mês de maio, mais duas produções teatrais ganham destaque ao longo dos meses da promavera. "Play, The Film", de Cão Solteiro e André Godinho, estará, no dia 21 de Abril, em cena no Cine-Teatro de Estarreja, com uma encenação bem-humorada do clássico “The Great Gabbo”. Entretanto, em Junho, Lídia Franco traz ao CTE "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa" (23 de Junho). Um monólogo onde a atriz interpreta os papéis de Óscar (criança com leucemia) e de Senhora Cor-de-Rosa (voluntária na área de pediatria do hospital), numa interpretação repleta de densidade psicológica.
 


Projecto Educativo do CTE com propostas para várias faixas etárias

O Projecto Educativo do Cine-Teatro de Estarreja continua a crescer e, para o terceiro trimestre de 2012, este trabalho educacional disponibiliza propostas que não se destinam somente a crianças, mas a toda a comunidade.

Abril é o mês da Páscoa e é, também, sinónimo de liberdade nacional, já que há 38 anos, no dia 25 de Abril, concretizou-se uma revolução onde o povo português se uniu pela necessidade de mudar. É no contexto da Revolução dos Cravos que surge o documentário “Linha Vermelha”, em exibição no CTE um dia depois da estreia nas salas comerciais nacionais. Com uma sessão dedicada a alunos do 9.º ano e Secundário, "Linha Vermelha" revisita o documentário “Torre Bela”, do alemão Thomas Harlan.

O Projecto Educativo do CTE propõe, também, "A Nova Bailarina" (22 e 23 de Abril), de Aldara Bizarro, e "Enquanto o Meu Cabelo Crescia" (13 e 14 de Maio), ambos para crianças dos 6 aos 12 anos.

Finalmente, em Junho, o Projecto Educativo propõe uma performance plástico-sonora para bebés. Chama-se "Nana Nana" (24 de Junho) e conta com Carla Galvão e Fernando Mota, que se encarregam de embalar os mais pequenos até ao teatro, através da envolvência de muitos novelos de lã.




Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__