Mercado e feira municipal: Câmara apoia comerciantes com prorrogação gratuita

segunda, 09 de abril 2012

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a prorrogação do prazo das arrematações do Mercado Municipal e atribuição de lugares por sorteio dos espaços da Feira de Estarreja por mais um ano, ou seja, até final do mês de Março de 2013. Este é o quarto ano consecutivo que a autarquia decide prolongar o prazo.

De acordo com a proposta do vereador Diamantino Sabina, analisada em reunião de Câmara, esta decisão justifica-se “atendendo que não se constataram melhorias no que às vendas no mercado e feira concerne, tanto mais que a situação económica do país não se alterou, antes pelo contrário”.

A validade dos espaços arrematados no mercado chegou ao seu termo em 2010 (5 anos de prazo determinado, mais duas prorrogações sucessivas). A última arrematação e sorteio de lugares haviam decorrido em 2003, já nessa altura sem atualização de valores de taxas de ocupação. O ano anterior, sendo a Câmara sensível aos argumentos dos utentes do mercado expostos num abaixo-assinado, de janeiro de 2011, voltou a ser prorrogado o prazo por mais um ano, até 2012, e este ano repete-se a aplicação da medida.

Esta medida consubstancia um apoio ao pequeno comércio e demonstra uma clara intenção de incentivo à continuidade dos comerciantes no mercado, atendendo à atual conjuntura económica bem espelhada na substancial diminuição de visitantes, em especial às terças-feiras.

A Câmara Municipal de Estarreja pretende, no decorrer deste ano, promover um estudo sobre o Mercado Municipal, equipamento que tem defendido como sinal de dinâmica económica, no suporte ao comércio local e ao turismo.