Escola d'Artes com teatro

Histórias, mímica, fantoches e sons… nas salas de aula

segunda, 16 de abril 2012

O projeto Escola d’Artes já está a percorrer as escolas do concelho. Promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, esta iniciativa pretende oferecer um leque de experiências artísticas aos alunos mais novos do ensino público de Estarreja.

Em torno das artes, 1700 crianças embarcam numa viagem cultural abarcando o teatro, a dança e a música. A expressão dramática vai chegar a todas as salas de aula dos jardins-de-infância e do 1º ciclo do concelho, com cerca de 60 sessões que decorrem até dia 25 de maio.

Através de uma história infantil conhecida ou retirada do seu imaginário, a criança vai entrar no jogo teatral, utilizando a sua voz e corpo como veículos de exploração sonora para a criação do jogo teatral e recorrendo a máscaras e fantoches. O aluno será ainda desafiado a apresentar à turma de uma forma simplista, uma brincadeira de teatro, recorrendo à técnica de luz negra.

O projeto extra-disciplinar levado a cabo nos três agrupamentos escolares de Estarreja visa o conhecimento e utilização do corpo, do espaço, da criatividade e das relações sociais, exploradas através da expressão dramática e do movimento.

O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo. Permite ao aluno evoluir a vários níveis: socialização, criatividade, coordenação, memorização ou vocabulário.