3º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia

Chuva não impede visita ao nosso Município

sexta, 20 de abril 2012

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do BioRia ficou lotado com os cerca de 40 participantes que se deslocaram a Salreu para acompanhar as atividades do 3º aniversário do CIA, no último sábado. Apesar do tempo chuvoso, a chamada dos percursos BioRia foi mais forte e Estarreja deu a conhecer os seus principais pontos de interesse, uma vez que o evento trouxe muitos visitantes de diferentes pontos do país.

Após as apresentações do projeto BioRia, de Fotografia de Natureza, por Dinis Cortes, e sobre soluções de campo por parte da Fotocamo, e tendo a chuva dado tréguas, o grupo não hesitou em avançar para o terreno em busca de alguns tesouros patrimoniais de Estarreja, como o Percurso de Salreu, as ribeiras das Teixugueiras e da Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, ou do Mourão, em Avanca.

Esta atividade surge na sequência da prática de Geocaching, um movimento à escala mundial onde é possível selecionar pontos de interesse a serem descobertos com recurso ao GPS. Novo posto de observação em Salreu A fotografia de natureza foi abordada no terreno, tendo sido apresentadas soluções e técnicas de camuflagem.

E nesse contexto, a Câmara Municipal de Estarreja inaugurou o posto fixo de observação, localizado na grande mancha de arrozais de Salreu, que permitirá aos amantes da fotografia e da observação de aves ter excelentes condições de luz e proximidade para admirarem as aves que nestes locais se observam em grandes quantidades.

Exposição de fotografia na Casa da Cultura

Cumprida a primeira etapa no Percurso de Salreu do BioRia, já no centro da cidade foi inaugurada a exposição de fotografia “BioRia – A Herança de Ícaro”, da autoria de Dinis Cortes, na Casa Municipal da Cultura, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. A mostra pode ser visitada até dia 30 de abril.

De acordo com o anunciado pela autarquia, por falta de condições climatéricas ideais, o programa estaria limitado às atividades previstas para a manhã, contudo, os participantes que vieram de zonas mais distantes (Braga, Maia, Matosinhos, Gaia ou Beja) não se quiseram despedir de Estarreja sem antes conhecer as atrações que a terra tem para oferecer.

Estaleiros de Pardilhó recuperam moliceiros

E assim se prolongou o programa durante a tarde. As passagens pelas Ribeiras de Veiros deslumbraram os turistas, que se mostraram surpreendidos com os estaleiros navais de Pardilhó, onde o mestre José Esteves e o construtor Felisberto Amador, se encontravam a reparar e a construir tradicionais moliceiros da Ria de Aveiro.

A gastronomia não passou despercebida ao grupo. Os Pastéis do Antuã foram um dos produtos adquiridos e desgostados, tendo o arroz de Salreu e as enguias de Pardilhó ficado na mira de novas visitas. Grande parte dos visitantes regressou ao norte utilizando como meio de transporte o comboio, cuja utilização o BioRia incentiva. Foi cumprido quase na íntegra o programa previsto (com exceção da demonstração dos Moinhos de Meias, Avanca) tendo sido utilizado um autocarro do Município e alguns carros particulares em substituição da bicicleta pois o tempo assim não permitiu.