Jovens cineastas de Estarreja ganham prémio na República Checa

quarta, 02 de maio 2012

Um grupo de jovens estudantes e cineastas da Escola Egas Moniz de Avanca, numa ação conjunta do Agrupamento de Escolas e do Cine-Clube de Avanca, foram em 2010 autores da curta-metragem de animação “O Circo”, que acaba de ser distinguida. Durante o primeiro de Maio, no “AniFest 2012” na República Checa, foram distinguidos com o “Prémio do Melhor Filme Feito por Crianças Menores de 12 anos”.

Este festival, que se realizou durante toda a semana na cidade de Teplice, é um evento internacional e exclusivamente de cinema de animação que este ano se realizou pela 11ª vez.

“O Circo” é um filme sem palavras que faz descobrir ao espectador um especial e fantástico dia no circo, onde a música tem um papel fundamental. A obra musical “L`Apprenti Sorcier” de Paul Dukas foi inspiradora do trabalho de animação desenvolvido pelos alunos estarrejenses. Este é mesmo um projeto que se iniciou com o apoio da Casa da Música, por sugestão do professor Paulo Rodrigues, tendo Nuno Peixoto ajudado a descobrir esta peça musical.

Os alunos Orlando Sá Silva, Filipe Matos, Ricardo Matos, Maria Manuel Sousa, Victoria Alici, Yuliana Alici, André Rodrigues e João Pedro Silva foram os responsáveis pela realização deste filme, todo ele feito em recortes de papel desenhado e pintado. O realizador Vitor Lopes supervisionou os trabalhos, com o apoio de Carlos Silva, João Paulo e sobretudo Rui Teixeira.

Estreado no AVANCA 2011 – uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja –, este filme foi já seleccionado para festivais internacionais de cinema no Chile, Reino Unido, Eslovénia e Hungria, tendo ainda sido exibido em Portugal no Cinanima, Caminhos e Fantasporto.

Com apoio do programa VER/ICA este filme integra a formação em cinema que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a realizar em diversos estabelecimentos de ensino, com natural preponderância para o Agrupamento de Escolas de Avanca, dando cumprimento ao protocolo de colaboração celebrado com a Câmara Municipal de Estarreja.

Filme "O Relógio de Tomás" venceu prémio em Itália

Com este prémio, é a segunda vez que na mesma semana, filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca são distinguidos em festivais de cinema no estrangeiro. Na noite de sábado passado tinha sido a vez de Cláudio Sá receber em Impéria (Itália), o "First prize World Global Film/Festival of Festivals".

"O Relógio de Tomás", curta-metragem de animação realizada por Cláudio Sá e produzida pela Filmógrafo e Cineclube de Avanca foi premiada no 7º Video Festival de Imperia. Na Gala de Encerramento do Festival, Cláudio Sá subiu ao palco para receber o prémio "First prize World Global Film/Festival of Festivals" (Primeiro prémio mundial - festival dos festivais).

Cláudio Sá, um jovem cineasta com 22 anos formou-se em Som e Imagem na ESAD depois de ter frequentado o Curso Tecnológico de Multimédia em Espinho.
No Cine-Clube de Avanca e Filmografo, participou na animação de vários filmes e séries de animação, nomeadamente “Café” e “Brincarolas”.