Alunos visitam Moinho de Meias

segunda, 14 de maio 2012

A Escola da Sra. do Monte visitou o recuperado Moinho de Meias, da Quinta do Marinheiro, em Avanca, inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, no passado dia 28 de Abril, uma obra inserida num Plano de Valorização do Património Arquitetónico e Paisagístico que está a ser desenvolvido pela autarquia para a envolvente da Casa-museu Egas Moniz.

Na sessão de inauguração, foram apresentadas as linhas mestras que vão marcar o projeto pedagógico e de dinamização do novo espaço, que irá acolher atividades lúdicas, pedagógicas e ambientais, junto do público-alvo (alunos das escolas, associações culturais, turistas) e da população em geral.

Os arquitetos responsáveis apresentaram todo o projeto de recuperação, salientando Ricardo Matos que “foi uma oportunidade para estudar através de uma simples construção, a sábia relação existente, demonstradora do estremo conhecimento do homem com o meio físico e a riqueza dos conhecimentos construtivos adquiridos e passados de geração em geração. Trata-se de um testemunho construído que importa salvaguardar, como uma das nossas marcas de identidade rural e desta forma contribuir para a valorização do Património Molinológico do Concelho de Estarreja”.

Moinho é de todos

O engenho dos moinhos esteve em pleno funcionamento, alimentado pela levada de água do Rio Gonde, trazendo à tona um modo de vida de um passado não muito longínquo, relembrando a força motriz da corrente como um bom exemplo do aproveitamento dos recursos naturais, hoje pela mão do “moleiro” José Maioto. Todos os presentes tiveram oportunidade de provar a broa que a Confraria da Broa de Avanca promove e apreciar saborosas iguarias apresentadas e servidas pelos alunos do Curso de Educação e Formação “Serviço de Mesa” da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, de Estarreja.

O Presidente da Câmara Municipal sublinhou a diferença entre a construção em ruinas que havia e a possibilidade de hoje se poder fruir mais uma valência na Casa-museu, além do recente percurso do Rio Gonde ou do interno desafio de ir recuperando as belezas naturais da quinta. José Eduardo de Matos congratulou-se com visível resultado final, num trabalho partilhado, desafiando todos a usufruir e a dar vida ao Moinho que “é de todos”.

A autarquia concretiza assim a sucessiva reabilitação deste espaço único no Município e no País do vencedor do Prémio Nobel da Medicina.

Manual de Recuperação

Um dos objetivos desta intervenção prendia-se com a necessidade de preservar e valorizar o património construído, mantendo-se a implantação e a volumetria do conjunto, de forma a conservar a escala existente no local.

No interior, a estrutura foi mantida com antes, conservando os mesmos espaços e adaptando-os às necessidades futuras e aos diferentes usos. O lado Norte do edifício, adjacente à Rua de Meias, é agora destinado às atividades pedagógicas, onde podem ser vistos em funcionamento os casais de mós com as respetivas moegas, onde serão depositados os cereais destinados à transformação de farinhas.  Na antiga cozinha foi construído um forno com lareira e um armário de apoio com lava louça integrado.

Também o antigo curral da mula foi alvo de restruturação, sendo agora um espaço amplo onde se podem organizar atividades lúdicas e pedagógicas para grupos. A instalação sanitária de apoio foi adaptada no compartimento mais pequeno que antes era o curral de animais. O antigo espaço reservado ao quarto do moleiro foi integrado na sala maior do edifício. Do outro lado, da parte mais a Nascente, na construção mais pequena, a recuperação passou pela transformação de um espaço mais amplo, capacitando-o a diferentes atividades de cariz pedagógico.

Área de Intervenção: 1 400,00m²
Área de Construção: 130,00m²