Madrid exibe cinema de animação produzido em Avanca

terça, 15 de maio 2012

O "Instituto Cervantes", no coração de Madrid, está a exibir filmes de animação produzidos pelo Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo, integrados no "Espacio de las Lenguas Ibéricas". Será quarta-feira dia 16, pelas 19 h, no "Salón de Actos" que os filmes "A ria, a água, o homem..." de Matos Barbosa, "Um gato sem nome" de Carlos Cruz e "Conto do Vento" de Cláudio Jordão e Nelson Martins, serão exibidos entre uma selecção de filmes significativos do espaço ibérico.

A Direcção Académica do Instituto Cervantes, realiza anualmente um ciclo de conferências que abordam a diversidade linguística da Península Ibérica (nomeadamente os aspectos como a norma, uso, criação, tradução), que este ano gira à volta da produção cinematográfica e das distintas línguas deste espaço comum.

Dada a notória presença do cinema de animação dirigido ao público infantil e juvenil, o ciclo exibe filmes de Portugal e das regiões de Galicia, País Vasco, Catalunha e Comunidade de Madrid, procurando dar conta das distintas técnicas e estilos de autores representativos de cada uma das comunidades.

Os filmes seleccionados pela organização para representar Portugal, foram todos produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, que no seu conjunto são os produtores que desde 2008 são responsáveis por mais de 50% dos prémios que o cinema português de animação recebe em festivais de todo o mundo.

"A Ria, a Água, o Homem…" é uma obra poética documental em desenho animado que explora espaços e vivências da Ria de Aveiro. Pela voz do actor Joaquim de Almeida, textos de Raul Brandão acompanham os desenhos e a animação que Matos Barbosa criou.
Este filme foi recentemente premiado no Canada e Grécia, tendo anteriormente recebido distinções no Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e em Portugal.

"Um Gato sem Nome", realizado por Carlos Cruz e baseada num conto da escritora Natércia Rocha já desaparecida, tem sido exibido em festivais de Portugal, Brasil, Espanha, EUA, França, Irão, Itália, Roménia e Ucrânia. Premiado no Cubanima 2010 (Cuba), este filme foi ainda um dos 5 finalistas do Prémio SHANGAI TV Festival (China), um dos eventos televisivos com maior audiência planetária.

"Conto do Vento", realizado por Cláudio Jordão e Nelson Martins com os recursos da animação 3D, fabula a história de uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa. Tendo recebido 16 prémios em festivais de Albânia, Brasil, Eslovénia, Grécia e Portugal, foi seleccionado para os mais importantes festivais da animação e do cinema de terror, como são os de Annecy (França) e Sitges (Espanha).

Entretanto o Instituto Cervantes iniciou já em abril a exibição dos filmes portugueses que seleccionou, nomeadamente "Timor Loro Sae" de V. Lopes, "O Acidente" de A. Marques e C. Silva, "Câes Marinheiros" de J. Toste, "Café" de J. Fazenda e A. Gozblau e "Zé e o Pinguim" de F. Lança.
Todos os filmes têm ainda em comum o facto de terem estreado sempre no Festival de Cinema AVANCA, organização conjunta do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, que em Julho próximo comemora quinze anos de actividade.