Escola d'Artes com teatro

quinta, 14 de junho 2012

Histórias, mímica, teatro de luz negra, fantoches e sons… nas salas de aula. O projeto Escola d’Artes percorreu os Jardins de Infância e as Escolas do 1º ciclo do concelho ao longo de dois meses, no ano letivo que está agora a terminar. Promovido pela Câmara Municipal, esta iniciativa oferece um leque de experiências artísticas aos alunos do ensino público.

Em torno das artes, 1700 crianças embarcaram numa viagem cultural abarcando o teatro, a dança e a música, num total de 60 sessões. O projeto extra-disciplinar visa o conhecimento e utilização do corpo, do espaço, da criatividade e das relações sociais, exploradas através da expressão dramática e do movimento.

A criança adquire os seus conhecimentos pela prática e fazendo experiências. A expressão dramática proporciona uma relação diferente entre professor e aluno, um maior conhecimento de si próprio, autoconfiança e domínio das suas capacidades. Permite ao aluno um maior conhecimento dos outros, através de jogos diversos, onde a criatividade e a imaginação assumam um papel relevante, como fatores de motivação para outras atividades.

Os alunos mostraram-se muito recetivos, conforme referiu a orientadora desta ação, Paula Alexandra Carreira.