7º aniversário do Cine-Teatro de Estarreja

Esta sexta, às 22h, concerto com o acordeonista finlandês Kimmo Pohjonen

segunda, 25 de junho 2012

Há sete anos atrás as portas do Cine-Teatro de Estarreja reabriram com o propósito de criar um espaço de referência e de dar a Estarreja outra dimensão cultural. Por todo o caminho percorrido, este equipamento é hoje ponto de encontro obrigatório de artistas e amantes da cultura.

Mais de 194 mil espectadores percorreram os espaços do CTE, num total de 2359 eventos (entre sessões de cinema, eventos no bar e no auditório, conferências, masterclasses e workshops) em 1528 dias de animação. O CTE é um equipamento cultural municipal de programação própria regular que pertence à vida cultural de Estarreja e faz parte dos roteiros de todo o país.

A diversidade e heterogeneidade são características que acompanham a programação do espaço ao longo de sete anos de vida, conseguindo desta forma atrair os vários públicos. No último ano, além de uma intensa atividade de espetáculos de música e artes performativas, iniciou-se uma forte aposta no Projeto Educativo, promovendo atividades para as diferentes faixas etárias, com o intuito de colocar as artes como elemento integrante na vida de todos. O Grupo de Teatro Juvenil do CTE foi um dos grandes resultados do Projeto Educativo.

Também neste último ano, o CTE apostou em produtos de dimensão extracultural como forma de alargar o leque de sugestões disponíveis, fidelizar públicos e acrescentar valor a todo o equipamento cultural. Assim, foi criada a Loja CTE onde se encontram produtos de merchandising como carteiras, porta-moedas e blocos de notas feitos com aqueles que já foram materiais de promoção dos eventos. O Cartão Amigo é outra novidade lançada no último ano de atividade cultural do CTE. Um cartão de prestígio que beneficia os aderentes com descontos nos eventos e simpáticas ofertas.

Inaugurado a 12 de Março de 1950, o CTE foi palco durante muitos anos de grandes espetáculos de Teatro e Revista bem como de exibições cinematográficas. Depois de, em 1992 ter encerrado portas, foi tempo de repensar o papel das próprias salas de espetáculo e, passados 13 anos, a 18 de Junho de 2005, dá-se a reabertura do CTE e de um novo espaço cultural.

Por todo o trabalho desenvolvido, o CTE é hoje um espaço de relevância regional e nacional por onde já passaram grandes nomes do panorama cultural como The Gift, Clã, Au Revoir Simone, Seu Jorge, Thindersticks, Dead Combo, Frankie Chavez, Noiserv, Martina Topley-Bird, Elysian Fields e tantos outros.

Kimmo Pohjonen responsável pelas comemorações

No dia 29 de junho às 22 horas, o FESTIM traz ao CTE o pujante acordeonista finlandês Kimmo Pohjonen. Adivinha-se um espetáculo surpreendente onde a experiência de acordeão atinge níveis nunca antes vistos ou ouvidos. A mestria de Kimmo, o som, a voz e o jogo de luzes resultam numa performance única e fascinante que comemora o 7º aniversário do CTE. O convite estende-se a todos.

www.cineteatroestarreja.com