Juntos pela floresta e contra o fogo

Iniciou esta semana o projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja 2012”, promovido pela Câmara Municipal. A iniciativa da autarquia já vai na sua 6ª edição, pois, anualmente, tem sido possível mobilizar voluntários para estas tarefas de vigilância e cidadania ativa.

terça, 17 de julho 2012

Iniciou esta semana o projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja 2012”, promovido pela Câmara Municipal.

A iniciativa da autarquia já vai  na sua 6ª edição, pois, anualmente, tem sido possível mobilizar voluntários para estas tarefas de vigilância e cidadania ativa.

Os 18 jovens inscritos receberam formação específica por parte do Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município e vão agora, em equipas de 3, avançar para o terreno até 14 de agosto, época normalmente mais quente e por isso mais suscetível à existência de fogos florestais.

Ao longo destes dias os jovens, para além da vigilância nas áreas pré-definidas, desenvolvem outras atividades tais como a recolha de lixo, sensibilização da população e colaboração na inventariação e monitorização de áreas ardidas, caminhos florestais e lixeiras.

 


Objetivo geral
-Contribuição para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho de Estarreja

Objetivos específicos
- Vigilância móvel ativa (bicicleta)
- Alerta de fogos florestais
- Inventário e caracterização da rede viária florestal (a incluir no PMDFCI)
- Inventário de pontos de água
- Recolha de lixo em áreas florestais
- Meio de dissuasão
- Sensibilização da população

Valores
- Espirito de equipa
- Autonomia e responsabilidade
- Orientação em campo
- Respeito pela natureza
- Novos amigos

Horário 10h – 16h

1º Turno 16 de Julho a 30 de Julho
2º Turno 31 de Julho a 14 de Agosto

15 dias consecutivos, inclui fim de semana