BioRia com Ciência Viva

Visitas guiadas realizam-se até dia 15 de setembro

quarta, 25 de julho 2012

Associado ao programa nacional Ciência Viva, o BioRia promove um conjunto de atividades de verão com o objetivo de difundir os percursos naturais e a zona lagunar do município. No último sábado, combinou-se astronomia e a biologia, numa sessão noturna a repetir no dia 25 de agosto, às 21h, e já no próximo sábado, dia 28, há uma visita a pé ao Percurso do Rio Jardim, às 9h15.

No sábado à noite, tendo como pano de fundo o cais do Esteiro de Salreu e o Centro de Interpretação Ambiental, dezenas de curiosos assistiram a uma palestra sobre astronomia e ficaram a conhecer a dinâmica do ecossistema local, vida noturna de algumas espécies como as aves de rapina e os mamíferos, num passeio ao Percurso de Salreu que atravessa campos de arroz, sapais, juncais e caniçais.

Passear junto ao Rio Jardim

A próxima sugestão leva-nos a Canelas, ao percurso do Rio Jardim, no próximo sábado, dia 28. O Percurso do Rio Jardim acompanha parte das margens da linha de água doce que aflui às marinhas da Ria de Aveiro e passa por diversos habitats característicos desta região. Ao percorrê-lo o visitante poderá observar diversas espécies de fauna e flora típicas de zonas húmidas e de corredores ripícolas, bem como belas paisagens e habitats, alguns exclusivos desta fantástica laguna.

Ao longo dos seus 2 Km em forma de “U”, o visitante poderá usufruir da extensa área sombria proporcionada pela densa vegetação arbórea das margens do rio e das estruturas de lazer, em especial da panorâmica oferecida pela torre de observação, paredes-meias com a Ria de Aveiro. O trajeto inicia e termina na via paralela à linha férrea a poente, que liga o Esteiro de Canelas ao de Salreu.

Distância a percorrer: Cerca de 2 Km
Duração do percurso: 1 hora (aproximadamente)
Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural
Grau de dificuldade: Fácil (inexistência de desníveis)
Época aconselhada: Todo o ano
Coordenadas GPS: [GPS 40º43’26’’ N | 8º33’52’’W]

Programa

Receção dos participantes no Centro de Interpretação Ambiental, seguida de pequena introdução ao projeto BioRia e de visualização do vídeo (ou excerto) "Discretas Afinidades", ilustrativo da fauna e flora do Baixo Vouga lagunar (Ria de Aveiro). Segue-se uma visita ao percurso do Rio Jardim, acompanhada por um técnico especializado e com paragem em pontos específicos (placares informativos) para descrição da fauna e flora característica da zona.

Inscrição obrigatória: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2012/

Local: Centro de Interpretação Ambiental (Salreu) / Percursos BioRia

Vá de Comboio. O Ambiente agradece.

AGENDA BIORIA

Neste verão

» Ciência Viva - Biologia e Astronomia no Verão

- Visita de veículo elétrico ao Percurso de Salreu [9h15] 4, 18 agosto | 1, 15 setembro