100 anos da ordenação do Padre Donaciano de Abreu Freire

quarta, 01 de agosto 2012

A Paróquia de S. Tiago de Beduído comemora, no próximo sábado, dia 4 de agosto, o centenário da ordenação sacerdotal do Padre Donaciano de Abreu Freire, com a celebração de uma Eucaristia às 19h, seguida da deposição de uma coroa de flores, às 20h.

Grande percursor do ensino pós primário na região, Donaciano de Abreu Freire nasceu em Pardilhó a 15 de Novembro de 1889 e faleceu a 18 de Abril de 1950. Ordenado Sacerdote precisamente a 4 de Agosto de 1912, celebrou a sua 1ª missa a 10 de Agosto em Pardilhó.

Durante algum tempo foi coadjutor e Pároco do Bunheiro e em 1922 foi nomeado Pároco da freguesia de Beduído. Foi um dos maiores Oradores Sagrados do século XX e tem uma obra literária multifacetada: Poeta, Crítico Literário, Jornalista, Académico, Dramaturgo e Epistológrafo.

Foi fundador do Externato de Estarreja, com o objetivo de proporcionar aos jovens com poucos recursos, da freguesia e do concelho, o prosseguimento dos seus estudos. Quando o Externato se tornou insuficiente, uma vez que a ele já recorriam alunos de toda a região, foi necessário criar um novo espaço que permitisse atender a todas as solicitações.

Deste modo, em 1931, em parceria com outros ilustres, foi fundado o “Colégio D. Egas Moniz”, com os cursos primário, liceal e comercial. Com o decorrer do tempo este colégio foi sofrendo algumas transformações de modo a permitir a sua adaptação às novas realidades. Em 18 de Abril de 1996 este colégio passou a ser designado por Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Padre Donaciano de Abreu Freire. A escola que hoje funciona na Arrotinha mantém o nome do seu patrono.

A sua dinâmica cívica impulsionou a fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja em 1924 e a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja em 1935.