Fundação Solheiro Madureira nas 10 melhores de Portugal

quinta, 09 de agosto 2012

A Fundação Solheiro Madureira está no top ten das melhores! Gerida pelos municípios de Estarreja e Murtosa, a instituição fundada por António Solheiro Madureira (1912-1996) obteve nota positiva na avaliação do custo/benefício e viabilidade financeira realizada pela IGF – Inspeção Geral de Finanças. Num universo de 227 fundações, ficou classificada em 10º lugar.

O presidente do município de Estarreja, atual presidente do conselho fiscal  e anterior presidente da direção da fundação - lugar agora entregue a Joaquim Batista, presidente da Câmara da Murtosa -, reage com satisfação aos resultados, tratando-se de um reconhecimento da boa gestão executada.

“Ao difícil desafio do fundador de congregar os Municípios de Estarreja e da Murtosa, temos respondido com o esforço de encontrar pontos comuns, envolvendo os restantes membros e o conservador, num trabalho de equipa, agora publicamente reconhecido. Os critérios de gestão que usamos na Casa Museu Solheiro Madureira são os mesmos que utilizamos nas Câmaras: bom senso e equilíbrio. O nosso mérito está em respeitar a opinião dos outros com princípios básicos de boa gestão que todos partilhamos, pese o  desejo de restaurar ainda mais obras de arte ou de exibir mais a valia expositiva da fundação”, afirma José Eduardo de Matos.

A Fundação tem por principal objetivo a manutenção e conservação da Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira, que remonta à década de 40, situada na cidade de Estarreja, cujo recheio é constituído por um vasto conjunto de obras de arte que o Médico-Veterinário Municipal de Estarreja e Murtosa recolheu ao longo da vida. Em 1999, foi-lhe atribuído o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.

Autarca convida a visitar Casa-Museu na cidade de Estarreja

O atual contexto de contenção e racionalização das despesas públicas e os compromissos assumidos por Portugal perante a troika levaram à realização de um censo junto das fundações, que decorreu de 4 de janeiro a 24 de fevereiro de 2012.

Os resultados agora tornados públicos são aos olhos do autarca estarrejense “boa publicidade para que mais visitantes venham conhecer o valioso espólio artístico que a Casa-Museu Solheiro Madureira tem para oferecer na cidade de Estarreja. Agora que a sabem bem gerida, poderão vir descobrir a beleza da coleção de quadros e o romantismo que a inspirou ”.

A IGF, enquanto coordenadora do grupo de trabalho para avaliação das fundações, concebeu um modelo de avaliação assente nos critérios da pertinência/relevância, eficácia e sustentabilidade. Em termos gerais, a decisão final, a emitir conjuntamente pelo Ministério das Finanças com a respetiva tutela setorial, oscila entre: a manutenção ou extinção, a redução ou a cessação de apoios financeiros, manutenção ou cancelamento do estatuto de utilidade pública.

Mais informações sobre a Casa-Museu