Centena e meia de participantes navegam nos canais da Ria de Aveiro

IV Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros

sexta, 24 de agosto 2012

150 participantes vão explorar a Ria de Aveiro a bordo de um kayak. O desafio lançado pela Junta de Freguesia de Veiros e pelo projeto BioRia volta a ter uma adesão expressiva.

Amanhã de manhã, os canais das Ribeiras de Veiros vão encher-se de coloridas embarcações para uma experiência enriquecedora. Ao longo de mais de uma hora, os canoístas vão contemplar dois quilómetros de pura beleza natural no IV Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros. O ponto de encontro está marcado para as 9h, junto à Ribeira de Veiros. Após um passeio a pé, os participantes embarcam na Ribeira da Moita.

Para além de promover a prática desportiva aquática, o evento dá a conhecer o património natural do Município de Estarreja, alertando para a necessidade de recuperação dos esteiros locais e sensibilizando a comunidade para a preservação do ambiente.

A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal. De registar que em apenas 3 horas esgotaram as inscrições para esta quarta edição. Os 150 lugares disponíveis foram assim ocupados logo no primeiro dia de inscrições (1 de agosto).

Percurso BioRia das Ribeiras de Veiros

O passeio em kayak dá a conhecer uma parte do percurso pedonal e ciclável das Ribeiras de Veiros. Ao longo dos cerca de 7 km atravessa canais, valas e esteiros, sapais, juncais e caniçais, campos agrícolas, áreas com pequenos bosques que brotam na proximidade das marinhas, pertencentes a um ecossistema que alberga espécies únicas de fauna e flora.

Com o seu início na Ribeira Nova, o percurso passa pelas várias Ribeiras de Veiros (Nova, Veiros, Moitela, Tralhinha e Moita), terminando no histórico Esteiro de Estarreja que foi no século passado o segundo maior porto de Sal da Ria de Aveiro.

Astronomia à noite em Salreu

Também para este sábado, o BioRia sugere duas atividades no âmbito do programa nacional Ciência Viva no Verão, uma visita a pé ao Rio Jardim, a partir das 9h15, e uma visita noturna ao Percurso de Salreu com uma sessão de astronomia, às 21h, junto ao Centro de Interpretação Ambiental. A participação requer inscrição via on-line

Aventure-se e venha descobrir alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar, em Estarreja!

Próximas atividades

13 Outubro Workshop de Cosmética Natural

20 e 21 de Outubro Curso de Educador Ambiental nível II

10 e 11 de Novembro Curso de Birdwatching - Curso de identificação de patos, limícolas e outras aves aquáticas