Inaugurada a nova sede da Junta de Veiros

sexta, 31 de agosto 2012

A Junta de Freguesia de Veiros inaugurou oficialmente a sua nova sede, no dia comemorativo da freguesia, a 23 de agosto. Integrado no novo Centro Cívico, o edifício oferece aos veirenses excelentes condições de atendimento. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, acompanhou o presidente da freguesia, José Fernando Henriques, neste momento simbólico, que congregou atuais e antigos autarcas, coletividades, emigrantes e residentes.

Esta foi a 4ª inauguração de sede de juntas (após Canelas, Avanca e Pardilhó), lembrou o líder municipal, que considerou “as autênticas Casas do Povo, concretizando uma estratégia de serviço público com proximidade, qualidade e dignidade. Assim se afirma que todas são necessárias, contrariando a reforma em curso”.  José Eduardo de Matos recordou a sua visão partilhada de adquirir o atual espaço  e os trabalhos para tal - “até no dia de Consoada reunimos” - ampliando o centro cívico para norte, entretanto requalificado. Reforçou que “ser autarca é, como neste caso, romper com o hábito, ter coragem de arriscar e hoje Veiros está de parabéns”.

Novas oportunidades na Saúde

Olhando já em frente, o presidente da Câmara tornou pública a possibilidade aberta por este novo edifício de finalmente se alterarem as instalações da Extensão de Saúde local, aceitando a Administração de Saúde do Centro esse desafio de adaptar a ala norte. Possibilitando melhores condições e acessibilidade a profissionais e utentes, essa solução já mereceu parecer técnico favorável da ARS-Centro.

Em funcionamento há cerca de um ano, a nova sede situa-se na Rua Francisco Matos, em frente ao Centro de Dia da Filantrópica Veirense, e representa um salto qualitativo nas condições de atendimento e na dignificação do trabalho autárquico.

A Câmara Municipal apoiou a Junta de Veiros neste objetivo com um subsídio total no valor de 40 mil euros destinado à aquisição do imóvel, decorrente da política municipal de apoio à aquisição de sedes de Junta de Freguesia, de que esta era a mais carenciada, fechando o ciclo das 7 assumido pelo atual executivo.

O velho edifício da Junta foi demolido no âmbito do arranjo urbanístico do Centro Cívico de Veiros, cuja empreitada está praticamente pronta, promovido pela Câmara Municipal, num investimento de 274 mil euros, financiado em 219 mil euros, para uma área de intervenção de 3400 m2, reforçando-se a centralidade da freguesia, que agora se expande até ao novo edifício da Junta, articulando com o CCDV e a Filantrópica.