Casa Municipal da Cultura com novas propostas

Gravura com 4 séculos abre temporada

quarta, 05 de setembro 2012

O histórico edifício do século 18, que reabriu em janeiro, continua a mostrar o espólio da Casa Museu Egas Moniz e os gostos e as predileções do Prémio Nobel da Medicina de 1949. Depois de um primeira incursão em maio com pintura portuguesa dos séculos 19 e 20, segue-se a exposição “Gravura dos séculos XVII-XIX”. A inauguração está marcada para a próxima segunda-feira, dia 10 de setembro, às 18h. A mostra pode ser vista até 8 de outubro.

Trata-se de separar esta importante componente do espólio da Casa Museu, evidenciando esta forma de arte. Num tempo em que o conhecimento da realidade era essencialmente transmitido através de narrativas verbalizadas, o conhecimento da imagem através de matrizes gravadas em madeira ou em metal permitiu iniciar a massificação do conhecimento visual do mundo e dos seus protagonistas.

A gravura foi por isso durante séculos, para além de um objeto de criação, a mediadora entre o espetador e a realidade permitindo o visionar de outros mundos, costumes e realidades.

Esta exposição do espólio da Casa Museu Egas Moniz permite dar conhecer o trabalho de Mestres desta técnica, como é o caso de Francesco Bartolozzi, Giovanni Batista Piranesi, Albrecht Durer, Gerard Edelink entre outros.

Pintura e decoração vão habitar as galerias da remodelada Casa

Em outubro, chegam à Praça Francisco Barbosa obras de pintura dos alunos da ACAV – Associação de Arte e Cultura de Aveiro. Em novembro, a Casa da Cultura presenteia os visitantes com peças de mobiliário únicas e moldadas pelo mar, na exposição (De)coração com cascos de barcos “All from Boats”.

Exposição de Pintura dos Alunos da ACAV - Associação de Arte e Cultura de Aveiro
12 a 26 de outubro - inauguração dia 12, 17h30

Nenhum artista cria do nada, de um modo geral há sempre algo que os impele para… que os move… que os motiva… esta exposição não é exceção. Executados com recurso às diferentes técnicas e sobre diversos suportes, as obras expressam várias dimensões e interpretações da música e do café.

(De)Coração com cascos de barcos “All from Boats”
3 a 23 de novembro - inauguração dia 3, 18h

Peças de mobiliário únicas e moldadas pelo mar. Feitas de madeira de barcos de pescadores, das ilhas exóticas da Indonésia, estes móveis são feitos de madeira 100% recuperada, o que lhes confere uma característica ecológica. Todas as peças são diferentes (originais), com um design minimalista, moderno e romântico que remete para o mundo do mar. As peças variam, desde mesas e prateleiras até cómodas e cadeiras. Cada uma conta uma história diferente.
Website: www.fromoldboats.com

Casa Municipal da Cultura