Workshop Como criar uma BibliotecAtiva

A Biblioteca Municipal de Estarreja recebe o workshop "Como criar uma BibliotecAtiva - Estratégias, táticas e operações para sobreviver à crise". A ação está marcada para os dias 28 e 29 de setembro e pretende dotar os formandos dos conhecimentos teóricos e das competências técnicas indispensáveis à criação de uma BibliotecAtiva. Estão abertas as inscrições.

sexta, 07 de setembro 2012

Biblioteca Municipal de Estarreja
28 setembro, sexta (18h-20h|21h-23h) / 29 setembro, sábado (10h-13h|14h-17h)
Informações e inscrições: 933 609 913 | info@bibliotecativa.com

Hoje as bibliotecas são confrontadas com enormes desafios e ameaças provenientes de mudanças estruturais e conjunturais na sociedade, ao mesmo tempo que se deparam com restrições ao seu pleno funcionamento (dificuldades ao nível do financiamento público, recursos humanos, contratação pública, horários de abertura, atualização das coleções e recursos tecnológicos disponibilizados). É o próprio serviço público prestado pelas bibliotecas que pode estar em causa, numa altura em que mais sentido faz que as bibliotecas sejam um garante do acesso democrático à cultura e ao conhecimento. Para sobreviverem à crise (conjuntural e estrutural) as bibliotecas têm que se transformar, centrando o seu enfoque na satisfação das necessidades e dos interesses das pessoas que servem.

O workshop é dinamizado por Filipe Leal, bibliotecário, docente e formador que recentemente lançou o projeto BibliotecAtiva, que, sob o mote «transformamos bibliotecas» desenvolve atividades de formação e de consultoria na área das bibliotecas (com particular enfoque nas bibliotecas públicas).

1. Caracterizar as mudanças sociais e seu impacto nas bibliotecas públicas
2. Apontar cenários de futuro para as bibliotecas públicas portuguesas
3. Apresentar uma nova visão estratégica para as bibliotecas públicas
4. Repensar a organização e funcionamento das bibliotecas públicas