Beneficiação da Piscina Municipal de Avanca

quarta, 19 de setembro 2012

A Câmara Municipal de Estarreja dá início à realização de obras de beneficiação na Piscina Municipal de Avanca, ao nível da cobertura, pinturas e outras intervenções na mecânica do equipamento, como seja na UTA (unidade de tratamento de ar) e melhoria das condições de atendimento ao público. Com um prazo de execução de 30 dias, a intervenção foi devidamente planeada, para que o impacto perante os utentes seja o menor possível, atuando-se de forma preventiva, sendo imprescindível para assegurar o correto funcionamento das instalações, com mais de 12 anos de funcionamento contínuo.

A beneficiação prevê a correção de anomalias físicas associadas ao normal desgaste dos materiais em ambientes agressivos. Serão realizados os seguintes trabalhos de conservação e manutenção: pinturas, impermeabilização de caleira, saneamento de fissuras, reparação de carpintarias e ferragens.

As reparações que serão executadas durante o período de um mês incluem ainda a substituição do ventilador de extração de vapor e humidade e da unidade de tratamento de ar dos balneários ou a reparação das condutas de ar, evitando consumos exagerados.

O espaço de receção dos utentes será ampliado, criando-se um novo balcão de atendimento. Nesta zona foi já introduzido o controlo de acessos, com instalação de torniquetes, numa ótica de modernização dos serviços e compatibilidade com o sistema de gestão de acessos do Complexo de Desporto e Lazer.

Intervenções para poupar energia

A autarquia tem vindo a realizar intervenções no equipamento, com o objetivo geral de melhorar as condições de funcionamento e de conforto para os utentes, numa perspectiva sustentável.

No que diz respeito à parte elétrica, a adesão às novas tecnologias, o recurso a painéis solares, a remodelação do sistema de iluminação exterior e interior e a colocação de uma bateria de condensadores, para correção de energia reativa, não só diminuem os consumos de energia, como reduzem os custos de manutenção, tornando o complexo menos poluente.

A instalação de painéis solares permite uma poupança de energia de 50%. O tanque da piscina é aquecido com recurso a energia solar, que também é aproveitada para o aquecimento das águas usadas nos balneários.

Com a remodelação do sistema de iluminação, utilizando-se equipamentos ecoeficientes, conseguiu-se reduções na ordem dos 30%. Por outro lado, construiu-se uma captação de água, racionalizando a utilização de água potável.

A globalidade das intervenções efetuadas e em curso representa um investimento da autarquia na ordem dos 86 mil euros.

Equipamento está encerrado até dia 15

Face à realização das obras de melhoria, a Piscina Municipal de Avanca encontra-se fechada ao público até dia 15 de outubro. No planeamento da intervenção, que não foi possível iniciar durante o mês de agosto devido ao período de férias do empreiteiro, a autarquia conseguiu encurtar o prazo da realização dos trabalhos para 30 dias. A Câmara Municipal apela à compreensão dos utentes.