Inauguração do Centro Cívico de Veiros

terça, 25 de setembro 2012

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, acompanhado pelo vereador das Freguesias, Diamantino Sabina, e dos presidentes da Junta e do CCDV,  inaugurou o requalificado Centro Cívico de Veiros no domingo.

Na ocasião, José Eduardo de Matos manifestou a satisfação pelo acordo obtido em Veiros para a obra ser possível, sublinhando que a criação da Praça do Centro Cívico criou uma nova dimensão urbana na freguesia. Situada a poente do Pavilhão do CCDV – Clube Cultural e Desportivo de Veiros, veio revitalizar uma área em terra batida que servia para estacionamento automóvel. A nova sala de visitas de Veiros expande-se a norte, integrando o edifício da Filantrópica e a recém-inaugurada sede da Junta.

Esta nova imagem urbana, coroando as obras efetuadas na freguesia ao longo da última década, foi sublinhada pelo autarca municipal, reconhecendo que hoje “Veiros está muito diferente e desenvolvido, fruto do trabalho coletivo com o apoio de todos e do dinamismo das suas Coletividades”.

A sessão de inauguração associou-se ao 38º aniversário do CCDV, festejados com a visão das atividades desportivas e culturais, em clima de calor humano, para que contribuiu a prestação da Orquestra, muito aplaudida.

Junta valoriza obra a feita

Igualmente o presidente da Junta de Freguesia de Veiros, José Fernando Henriques, deu nota muito positiva à obra inaugurada, agradecendo ao presidente da Câmara. Mostrou a sua alegria pelo balanço das intervenções na freguesia ao longo dos últimos anos.

A intervenção abrangeu uma área de 3400 m2, reforçando-se a centralidade da freguesia. Fonte, espaços verdes, mobiliário urbano e iluminação pública são alguns dos elementos que compõem a requalificação que compreendeu também o jardim em frente ao Clube e Posto Médico.

O arranjo urbanístico do Centro Cívico, obra da responsabilidade da Câmara Municipal, absorveu um investimento de 274.182,33€, dos quais 219.345,87€ foram financiados pelos fundos europeus, no âmbito do QREN Eixo 4 – Proteção e Valorização Ambiental - Regulamento Específico Ações de Valorização e Qualificação Ambiental.

A Câmara Municipal de Estarreja cumpre desta forma o desígnio de qualificar os centros cívicos das 7 freguesias, numa afirmação de identidade e de modernidade.