FESTARREJA anima a cidade

quarta, 26 de setembro 2012

O Festarreja arrancou no último fim de semana com a presença de largas centenas de pessoas. O Festival de Samba e a BioMaratona BTT continuam a ser os eventos que mais participantes movimentam nesta Festa das Artes e da Juventude, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja.

O novo Multiusos de Estarreja, no Parque do Antuã, esteve cheio no sábado à noite no Festival de Samba, organizado pela Escola de Samba Vai Quem Quer. Centenas de espectadores passaram pela desativada piscina para apreciar as 7 escolas de samba de Estarreja, Ovar e Figueira da Foz que subiram ao palco nesta 10ª edição. A animação entrou pela noite dentro com música ao vivo e DJ.

No domingo, os amantes do desporto e da natureza aventuraram-se na 5ª BioMaratona Rota dos Esteiros, organizada pelo Desportivo Trepa de Estarreja. Mais de 6 centenas de atletas participaram nas provas de 90 km, 50 km e no passeio de bicicleta BioRia de 16 km, ficando a conhecer a zona natural do Município, com chegada e partida no Parque do Antuã.

O balanço também é positivo no que concerne aos workshops de Fotografia e de Samba Batucada, que tiveram lugar no sábado. A fotografia pela objetiva do aveirense Miguel Estima contou com a participação de 17 formandos num workshop que decorreu na Biblioteca Municipal. O samba ao ritmo do Mestre Serrinha, diretor de bateria da escola campeã do Rio de Janeiro, Tijuca, e do percussionista alemão Cris Quade Couto atraiu cerca de 4 dezenas de participantes, no Parque do Antuã.

Mais iniciativas no próximo fim de semana!

Prosseguem os espaços de formação com cinema e astronomia e biologia. O Cine-Clube de Avanca convida os participantes a realizarem um filme sobre Estarreja. As inscrições limitadas são gratuitas. Os entusiastas dos astros e planetas podem frequentar o curso “O ABC do Céu no BioRia”, orientado pelo astrónomo estarrejense José Augusto Matos, com um valor de inscrição de 30 €.

A natureza volta a marcar presença na festa da juventude no próximo sábado. Os amantes dos desportos aquáticos podem optar por um passeio em kayak pelos canais da Ria de Aveiro, em Salreu. Para os mais radicais, a prova de paintball no domingo promete emoções mais fortes.

O palco do Multiusos recebe na noite de sábado os concertos de Phama e Cooldrive, seguidos da atuação do DJ estarrejense Rui Melo e da MC Xénia.

No último dia do festival, no domingo, o Parque do Antuã recebe a Feira de Artesanato Urbano, dinamizada por jovens estarrejenses, e animação com insufláveis e show acrobático aéreo.

Dia 29, sábado
10h-13h/14h-19hWORKSHOP DE CINEMA “FAZEMOS UM FILME EM ESTARREJA?”
Sede do Cine-Clube de Avanca

10h-12h / 14h-19h / 21h-23hCURSO “O ABC DO CÉU NO BIORIA”
Centro de Interpretação Ambiental de Salreu

16h-19h30 KAYAKS NO BIORIA