8º Aniversário da Biblioteca Municipal

terça, 09 de outubro 2012

A Biblioteca Municipal de Estarreja vai “Apagar as Velas”, hoje às 16h. O convite dirigido aos utentes promete animação e algumas surpresas. São 8 anos a promover a leitura que a Biblioteca comemora durante este mês.

Na próxima sexta, dia 12, numa sessão com início às 21h30, decorrerá a entrega de Prémios aos Melhores Leitores e o lançamento do Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…”. A 4ª edição destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos.

São objetivos do concurso criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, incentivar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, promover a Biblioteca Municipal de Estarreja e valorizar a cultura estarrejense. Subordinados ao tema “Era uma vez na Biblioteca…”, os contos infanto-juvenis deverão fazer uma alusão à nossa Biblioteca. A entrega dos trabalhos decorre até 7 de junho de 2013.

A partir das 22h, dá-se "A revolta dos livros!". Quando as leis das palavras se confundem, a revolta dá conta de todas as páginas de um livro. E outros livros se revoltam também. Abrem-se as portas da biblioteca para a maior manifestação literária dos últimos tempos.

A Biblioteca convida os utentes a participar nas comemorações.

Ontem, assinalando o Dia Mundial de 3ª Idade, a BME deu início às sessões da iniciativa “Chá com Letras”, com a presença de utentes do Lar Vida Nova e do Lar da Quinta do Resende. As atividades estimulam a socialização e a autoconfiança, através das artes, das palavras e da música, proporcionando ânimo para o bem-viver.

Próximas iniciativas...

[1 a 12] À Descoberta da Biblioteca Visitas guiadas a alunos do pré-escolar e 1º ciclo
Os alunos dos jardins-de-infância e do 1º ciclo do ensino básico visitam os diferentes espaços da biblioteca, conhecem os recursos que oferece, como estão organizados e como os podem utilizar diariamente. No fim da visita assistem a uma Hora do Conto e levam consigo fichas de inscrição para obter o cartão de leitor da biblioteca.

[1 a 31] 11h00 Visitas guiadas pelos bastidores “Qual o trabalho das Bibliotecas?”
Destinada a todos os públicos, esta iniciativa dá a conhecer os bastidores da biblioteca e o seu fundo documental, desde a chegada dos documentos à biblioteca até serem disponibilizados nas estantes.
Participação gratuita | Público-alvo: público em geral
Marcação prévia para grupos (limite 10 inscrições por sessão)

[9, terça] 16h00 “Apagar as Velas”
São 8 anos a promover a leitura. Os leitores da Biblioteca são convidados a soprar as velas, com muita animação e algumas surpresas.

[12, sexta]
21h30 Entrega de Prémios aos Melhores Leitores

21h45 Lançamento do IV Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…”
A 4ª edição do Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…” destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos. São objetivos deste concurso criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, incentivar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, promover a Biblioteca Municipal de Estarreja e valorizar a cultura Estarrejense. Subordinados ao tema “Era uma vez na Biblioteca…”, os contos infanto-juvenis deverão fazer uma alusão à nossa Biblioteca. A entrega dos trabalhos decorre até 7 de junho de 2013.

22h00 A revolta dos livros!

[13 e 27, sábado] 10h30 Contos com Fraldas
O bebé dá os seus primeiros passos na leitura. Acompanhado por um adulto, a criança abre as portas de um mundo cheio de cores, formas e texturas. Com esta sessão pretende-se estimular o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo do bebé e também a comunicação do bebé com os pais e com o ambiente que o envolve.

[20, sábado] 10h30 Estórias de Pais para Filhos
Descobrimos nesta oficina os segredos que os livros guardam. Com esta sessão pretende-se desenvolver a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e a estimulação do espírito crítico numa relação de aproximação entre as crianças e as suas famílias.

234840614 | 925651693 | biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt
Web: http://estarreja.bibliopolis.info/ | www.cm-estarreja.pt