Campanha “Água é vida” sensibiliza alunos

terça, 16 de outubro 2012

Rita, Gabriela, Beatriz e Verónica, de Avanca, apreenderam numa manhã as ideias principais sobre a utilização racional e responsável da água, um bem escasso e demasiado valioso que não podemos esbanjar. “Devemos poupar água, um bem essencial e precisamos dela para viver”, dizem. Têm noção que “ainda há muito desperdício”, por isso prometem “chamar a atenção das pessoas, ter mais cuidado e gastar menos água”.

Câmara Municipal de Estarreja e AdRA – Águas da Região de Aveiro, em colaboração com os agrupamentos escolares, estão a desenvolver o projeto de educação ambiental “Água é Vida”, destinado a alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. A campanha teve início na última semana em Avanca e esta terça-feira está na EB 2,3 de Pardilhó.

“Foi em Estarreja que acabamos por ter uma grande colaboração, apetência e grande interesse no projeto”, adiantou Fernando Vasconcelos, administrador da AdRA – Águas da Região de Aveiro, que marcou presença na abertura da campanha na Escola da Congosta, em Avanca, tendo sido recebido pelo vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria.

Este trabalho pretende “sensibilizar as crianças para a boa forma de utilizar a água e dar-lhes a noção de toda a atividade necessária para que as pessoas tenham água em casa”, disse o responsável da AdRA. O objetivo é criar uma ação envolvente, onde se valorize a água como recurso natural, bem como as operações de abastecimento e saneamento como essenciais para as populações e para o meio ambiente.

Numa ação pioneira, este é “o primeiro exemplo que se espera que se venha a estender a outros municípios”, referiu. No presente ano letivo a iniciativa é aplicada unicamente no município de Estarreja. Numa segunda fase, pretende-se levar a ação a outros municípios abrangidos pela AdRA.

Educação ambiental é uma aposta em Estarreja

Em Estarreja, as escolas recebem ao longo de todo o ano ações de sensibilização ambiental. “A educação ambiental é uma aposta estratégica do Município”, afirma o vereador João Alegria, trabalhando em articulação com os agrupamentos escolares de forma a levar às salas de aula temáticas distintas como a separação dos resíduos, a reciclagem ou a compostagem.

Esta nova parceria é um complemento à ação desenvolvida no 1º ciclo, introduzindo um tema tão urgente e importante. João Alegria reforça que “a educação tem que passar pelos mais novos”, uma vez que são “bons mensageiros” para se alcançar os adultos, ao mesmo tempo que estamos a criar cidadãos mais responsáveis e conscientes. Os alunos estão a “apreender e comunicam aos pais e familiares as boas práticas”.

Na campanha “Água é Vida” são desenvolvidas ações com mensagens sobre a poupança da água, experiências laboratoriais e o jogo da glória. No final as crianças são convidadas a usar a sua criatividade exprimindo o que aprenderam. Os trabalhos dos alunos serão apresentados publicamente durante o 5º Encontro da Rede Social que decorrerá nos dias 25 e 26 de outubro no Multiusos, no Parque Municipal do Antuã.