Hortas Urbanas: Beneficiários recebem terrenos

sexta, 19 de outubro 2012

A Câmara Municipal de Estarreja vai entregar as primeiras hortas urbanas, este sábado, dia 20, às 11h, contiguas ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. O presidente do Município, José Eduardo de Matos, assinala o arranque no terreno deste projeto, ao qual até agora se candidataram 10 munícipes.

Complementar o rendimento económico das famílias do concelho é um dos objetivos das hortas urbanas. A Câmara Municipal disponibiliza aos munícipes, de forma gratuita, uma parcela de terreno para produção agrícola, fomentando o espírito comunitário e a prática da agricultura tradicional.

Numa primeira fase, ainda em modo experimental, o projeto será implementado no terreno ao lado do quartel dos Bombeiros Voluntários e da Urbanização da Teixugueira. A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, sobremaneira em períodos de austeridade como o que atravessamos, assume crescente importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações. Reconhece-se, cada vez mais, as múltiplas funções do espaço rural e da agricultura, ao nível da requalificação ambiental e paisagística.

Estes espaços constituem um importante contributo para a economia familiar e assumem grande importância na promoção de hábitos de consumo sustentáveis.

OBJECTIVOS

a) Complementar o rendimento económico das famílias do concelho, sendo-lhes atribuindo uma parcela de terreno, para fins de produção agrícolas;

b) Disponibilizar aos munícipes, de forma gratuita, uma parcela de terreno que se destina única e exclusivamente à produção de espécies hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, pequenos frutos e flores de corte;

c) Promover hábitos de alimentação saudável, com recurso a produtos vegetais provenientes da agricultura tradicional;

d) Responder às necessidades crescentes de contacto da população urbana com o espaço rural;

e) Fortalecer a identidade cultural e coletiva da comunidade, bem como o sentimento de pertença;

f) Incentivar a requalificação ambiental de terrenos camarários abandonados, subaproveitados ou com uso inadequado;

g) Sensibilizar ambiental e socialmente a comunidade.

LOCALIZAÇÃO

Numa parte de um terreno camarário central que se encontra baldio, contíguo pelo norte ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, sito na Rua Desembargador Oliveira Pinto, ocupando uma área de 3000m2.