PACOPAR organiza Portas Abertas para coletividades de Estarreja

sexta, 19 de outubro 2012

Este sábado, dia 20, as empresas do PACOPAR - Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal - irão receber dirigentes das coletividades do concelho de Estarreja numa jornada de Portas Abertas. O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, marcará presença nesta iniciativa.

Esta jornada insere-se na filosofia de abertura do Painel à comunidade, visando estreitar relações com as várias coletividades de Estarreja, de modo a fomentar o diálogo e promover sinergias. O Painel pretende dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver e o panorama atual do Complexo Químico de Estarreja, esclarecer dúvidas e acolher sugestões dos dirigentes associativos, profundos conhecedores da realidade local e atores imprescindíveis na melhoria da qualidade de vida em Estarreja.

09h30 Receção aos convidados (Salão Nobre da Banda Visconde de Salreu)
10h00 Abertura da sessão
10h05 Apresentação: O Complexo Químico de Estarreja e o PACOPAR
11h00 Perguntas e respostas
11h15 Intervalo para café
11h30 Visita às fábricas do Complexo Químico de Estarreja (de autocarro)
13h00 Plantação de árvores

Sobre o PACOPAR

Com a missão de atuar positiva e proativamente na comunidade, no sentido de incrementar a parceria, a confiança, o conhecimento e crescimento mútuos, trabalhando em ações conjuntas, o PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável, de Estarreja, foi formado em 2001, pelas cinco empresas do Complexo Químico de Estarreja, às quais se juntou a Câmara Municipal de Estarreja, organismos concelhios e distritais dos serviços de segurança, proteção civil, saúde e educação e a Associação Portuguesa das Empresas Químicas.

Tendo nascido com o intuito de reforçar a coesão das indústrias químicas com a comunidade local, dando assim cumprimento aos princípios de Atuação Responsável, o PACOPAR rege-se por uma conduta de promoção do desenvolvimento sustentável, tentando encontrar soluções mais eficazes e integradas para o impacto da atividade química na região e para os problemas gerais comunitários.

A Atuação Responsável é um programa global de iniciativa voluntária da indústria química, baseado na assunção de um compromisso de segurança e responsabilidade social das suas operações e produtos, desde a investigação em laboratório até ao consumo final. As várias ações comunitárias desenvolvidas pelo Painel culminaram no reconhecimento europeu, em 2005, em que o PACOPAR foi distinguido com o Prémio Europeu de Atuação Responsável, pelo Conselho Europeu da Indústria Química - CEFIC.

Atualmente, são membros do PACOPAR: Air Liquide, AQP-Aliada Química de Portugal, CIRES – Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, CUF – Químicos Industriais, Dow Portugal, APEQ - Associação Portuguesa das Empresas Químicas, Câmara Municipal de Estarreja, Bombeiros Voluntários de Estarreja, GNR, Centro de Saúde de Estarreja, Hospital Visconde de Salreu, Escola Secundária de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Avanca – Prof. Doutor Egas Moniz, Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Universidade de Aveiro, Cegonha – Associação Ambiental de Estarreja, Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo, SEMA – Associação Empresarial e TJA – Transportes J. Amaral. As referências a PACOPAR ou a Painel remetem para o Painel Consultivo Comunitário de Atuação Responsável de Estarreja.

Para saber mais sobre o PACOPAR visite www.pacopar.org

Para saber mais sobre Atuação Responsável, visite: www.responsiblecare.org; www.apequimica.pt/; www.cefic.eu/responsiblecare