RAMPA nas escolas: criar a Cidade para Todos

terça, 23 de outubro 2012

Depois dos presidentes de junta, técnicos da autarquia e de gabinetes de projetos, com a realização de ações de formação e sensibilização, o projeto RAMPA chega às escolas. A promoção de uma nova cultura de mobilidade é a finalidade deste programa ao qual a Câmara Municipal de Estarreja se candidatou tendo como finalidade a elaboração do Plano Municipal de Promoção das Acessibilidades.

A ação de sensibilização para a população escolar engloba a distribuição de livros de pintar alusivos ao tema e a realização de concursos nas áreas de desenho, fotografia, prosa e anúncio promocional e exposição de azulejaria, destinados aos vários ciclos de ensino, abrangendo alunos desde o pré-escolar ao secundário e da Cerciesta.

A Câmara Municipal de Estarreja lançou, no Auditório da Escola Básica Integrada de Pardilhó, na última sexta-feira, os concursos escolares e promoveu uma palestra sobre mobilidade para todos, destinada a alunos, pessoal docente e não docente.

“Queremos que a população escolar também colabore para que no final tenhamos propostas para irmos concretizando um concelho mais amigo e acessível para todos”, explicou o vereador da Educação, João Alegria, na abertura da sessão, referindo-se a “uma preocupação de todos quando não há garantias de uma boa qualidade de vida e há obstáculos às pessoas com mobilidade reduzida”. Nessa medida, “queremos em todas as situações, espaços públicos e privados, pensar naqueles que têm algum tipo de deficiência”, afirmou lançando o desafio à participação dos estudantes de todas as idades.

A Câmara está empenhada em construir uma cidade inclusiva tendo vindo “a realizar ações que envolvam a comunidade e ajudem a pensar uma terra mais acessível por isso nos envolvemos neste projeto”. Com o programa RAMPA, o Município de Estarreja está a dar continuidade ao trabalho já realizado nesta área, nomeadamente nos centros da cidade de Estarreja e da vila de Avanca, que deu origem a 2 distinções atribuídas pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território, as Bandeiras de Prata (2007) e Ouro (2009) da Mobilidade.

Plano de Acessibilidade será publicado até ao final do ano

Dando continuidade a estas preocupações em matéria de acessibilidade e reforçando o trabalho que tem vindo a ser efetuado na construção de um território para todos, o município de Estarreja está a desenvolver, desde 2011, a elaboração do Plano Municipal de Promoção das Acessibilidades. Até ao final de dezembro, prevê-se a entrega pela equipa de trabalho do Guia/Regulamento de Acessibilidade, bem como a publicação e divulgação do Plano Municipal de Promoção de Acessibilidade. Estarreja pretende crescer de forma sustentável, inovadora, pioneira e amiga de todos, investindo no futuro de uma nova cultura de acessibilidade e mobilidade para todos.

A palestra sobre mobilidade, realizada na escola de Pardilhó, foi conduzida por Adelino Ribeiro, coordenador das ações de sensibilização, que elogiou o município de Estarreja por ter uma preocupação constante: “ter um espaço que permita chegar a todo o lado e onde toda a gente possa passar”. Acrescentou que “Estarreja desenvolveu sempre uma estratégia muito clara” apostando na premissa: “eu quero ser um município para todos”. O projeto RAMPA que o município abraçou é financiado contudo “uma fatia é assegurada pelo município”, realçou demonstrando a aposta da Câmara nestas matérias. A acessibilidade tem que ser integrada na formação capacitando as crianças e instruindo os professores, objetivos presentes nas iniciativas agora levadas a cabo.

Ações de sensibilização nas escolas até dia 9 de novembro

Até dia 9 de novembro, serão efetuadas as restantes ações de sensibilização nos Agrupamentos das Escolas de Avanca e de Estarreja, na Escola Secundária, na Escola João de Deus e na Cerciesta. Os trabalhos devem ser entregues até dia 16 de novembro. Em dezembro, abrirá ao público a exposição de azulejos, da autoria dos utentes da Cerciesta, na Biblioteca Municipal. O encerramento da ação e entrega de prémios está agendada para dia 4 de janeiro de 2013.

O plano estratégico, que tem como objetivo a melhoria da acessibilidade no município - eliminação de barreiras arquitetónicas, urbanísticas e psicológicas -, considera de maior importância a participação pública nas diversas dinâmicas que vão sendo criadas: ações de sensibilização, ações de formação, ações de discussão e reflexão em torno da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. A próxima ação de sensibilização está agendada para dia 31 de outubro versando o tema da acessibilidade e mobilidade para todos, nos transportes.

Concursos escolares e regulamentos

1 – Ensino Básico do 1.º Ciclo (do 1.º ao 4.º ano): Concurso de Desenho Livre
2 – Ensino Básico do 2.º e 3.º Ciclo: Concurso de Fotografia
3 – Ensino Secundário: Concurso de Escrita