RAMPA promove ações de sensibilização nas escolas

Criar a Cidade para Todos

quinta, 25 de outubro 2012

O projeto RAMPA continua nas escolas, depois do lançamento dos concursos escolares e da realização da primeira palestra de sensibilização sobre mobilidade para todos, que decorreu na Escola Básica Integrada de Pardilhó, no passado dia 19 de outubro. A próxima ação está agendada para esta sexta-feira, na Escola de João de Deus, às 9h30. Na próxima segunda, dia 29, o RAMPA estará em Avanca e Beduído, com o objetivo de alertar alunos, pessoal docente e não docente para uma cidade inclusiva.

A promoção de uma nova cultura de mobilidade é a finalidade deste programa ao qual a Câmara Municipal de Estarreja se candidatou tendo como finalidade a elaboração do Plano Municipal de Promoção das Acessibilidades.

A ação de sensibilização para a população escolar engloba a distribuição de livros de pintar alusivos ao tema e a realização de concursos nas áreas de desenho, fotografia, prosa e anúncio promocional e exposição de azulejaria, destinados aos vários ciclos de ensino, abrangendo alunos desde o pré-escolar ao secundário e da Cerciesta.

“Queremos que a população escolar também colabore para que no final tenhamos propostas para irmos concretizando um concelho mais amigo e acessível para todos”, explicou o vereador da Educação, João Alegria, na sessão em Pardilhó, lançando o desafio à participação dos estudantes de todas as idades.

Ações de sensibilização - calendário

. 26 de outubro
 09h30 - Escola João de Deus

. 29 de outubro
 09h00 – Escola EB 2, 3 Prof. Dr. Egas Moniz – Agrupamento de Avanca
 11h00 – Escola Básica do 1.º Ciclo do Mato – Avanca
 14h00 – Escola Básica EB 2, 3 Padre Donaciano Abreu Freire, Beduído

Concursos decorrem até 16 de novembro

Os trabalhos escolares devem ser entregues até dia 16 de novembro. Em dezembro, abrirá ao público a exposição de azulejos, da autoria dos utentes da Cerciesta, na Biblioteca Municipal. O encerramento da ação e entrega de prémios está agendada para dia 4 de janeiro de 2013.

O plano estratégico, que tem como objetivo a melhoria da acessibilidade no município - eliminação de barreiras arquitetónicas, urbanísticas e psicológicas -, considera de maior importância a participação pública nas diversas dinâmicas que vão sendo criadas: ações de sensibilização, ações de formação, ações de discussão e reflexão em torno da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Concursos escolares e regulamentos

1 – Ensino Básico do 1.º Ciclo (do 1.º ao 4.º ano): Concurso de Desenho Livre
2 – Ensino Básico do 2.º e 3.º Ciclo: Concurso de Fotografia
3 – Ensino Secundário: Concurso de Escrita