Munícipes cultivam os seus próprios produtos

Câmara entregou as primeiras Hortas Urbanas

sexta, 26 de outubro 2012

10 munícipes decidiram usufruir dos terrenos que a Câmara Municipal cede gratuitamente para uso agrícola e assim ocupar o seu tempo livre e cultivar produtos para consumo próprio. No dia 20 de outubro, a Câmara Municipal de Estarreja entregou as primeiras hortas urbanas, situadas num terreno contíguo ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. O presidente do Município, José Eduardo de Matos, assinalou o arranque do projeto desejando boas colheitas aos munícipes.

Complementar o rendimento económico das famílias do concelho é um dos objetivos das hortas urbanas, na medida em que estes espaços podem constituir um importante contributo para a economia familiar. Ao mesmo tempo, a autarquia dá uma nova utilidade a um espaço desaproveitado. A título gratuito, a Câmara Municipal disponibiliza aos munícipes parcelas de terreno para produção agrícola, fomentando o espírito comunitário e a prática da agricultura tradicional.

A Cooperativa Agrícola de Estarreja também se associou à iniciativa da autarquia e prestará apoio técnico.

Jovens do Big Clube também descobrem agricultura

Entre os novos “agricultores” estão os jovens utentes do “Big Clube”, um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja. Aproveitando esta oportunidade, a instituição complementa a sua intervenção juntos dos jovens da Urbanização da Teixugueira, ensinando-os a cultivar e a desenvolver o gosto pela agricultura.

Numa primeira fase, ainda em modo experimental, o projeto será implementado no terreno ao lado do quartel dos Bombeiros Voluntários e da Urbanização da Teixugueira. A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, sobremaneira em períodos de austeridade como o que atravessamos, assume crescente importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações.

Os interessados em ter a sua horta, para a produção de espécies hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, pequenos frutos ou flores de corte, ainda se podem inscrever no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado nos Paços do Concelho. O terreno camarário em causa ocupa uma área de 3000m2, com capacidade para 60 parcelas.

Mais informações sobre o projeto e inscrições