Requalificação da Rua Tavares da Silva

Trânsito mantém-se interdito entre o CDE e a rua da Escola Secundária

segunda, 29 de outubro 2012

A empreitada de alargamento e beneficiação da Rua Dr. Tavares da Silva, freguesia de Beduído, teve início em agosto de 2012, tendo a obra sido faseada de forma a minimizar o impacto junto dos utentes. Nesta fase dos trabalhos, está encerrado ao trânsito o troço entre o campo de jogos do CDE e o cruzamento com a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva (que serve a Secundária).

Entretanto executaram-se os seguintes trabalhos:

• Implantação e execução de muros de vedação na Rua Dr. Tavares da Silva (lado poente);
• Implantação e execução de muros de vedação na Rua Caetano Ferreira;
• Construção de emissário de águas pluviais para descarga na Ribeira do Outeiro das águas pluviais entre o entroncamento com a Rua Alexandre Miranda e o Clube Desportivo de Estarreja;
• Remoção do pavimento no troço compreendido entre a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva e o Clube Desportivo de Estarreja;
• Execução das redes de águas pluviais e de águas residuais neste troço.

A empreitada prosseguem com a construção das redes elétrica, de abastecimento de gás e execução de ramais domiciliários de abastecimento de água. Sem prejuízo do acesso e estacionamento junto ao CDE, está a avançar-se com a rede de drenagem de águas pluviais e águas residuais na zona de estacionamento do clube, bem como serão iniciadas a construção das redes públicas de eletricidade, telecomunicações, e abastecimento de água.

Os automobilistas podem utilizar as seguintes vias alternativas: Rua Jaime Ferreira da Silva, Rua da Quinta Velha, Rua Alexandre Miranda, Rua de Santiago/Rua Conde Ferreira e Rua Caetano Ferreira.

Mais segurança rodoviária e qualidade urbana

Já é visível a perspectiva da radical transformação da Rua Dr. Tavares da Silva que, até à construção da nova piscina, era um arruamento secundário. A primeira diferença já se faz sentir no acesso à Escola Secundária, na Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva, no cruzamento com a EN109 e Rua Caetano Ferreira, onde se alargou a via na primeira fase da obra, obrigando à demolição de uma habitação e recuo de muros, que chegaram até à EN109.

Precisamente para assumir os novos alinhamentos pretendidos pela autarquia, que agora já atingem o LIDL, procedeu-se ao derrube das vedações antigas do CDE e da Fundação Solheiro Madureira. Ao mesmo tempo que melhora a fluidez e segurança rodoviária, a Câmara introduz e redesenha os percursos pedonais e cicláveis.

Investimento de 700 mil €

Com o prazo de execução de um ano, a obra inclui a demolição e reconstrução de muros, construção de passeios, baias e parques de estacionamento de apoio ao Complexo Desportivo e de Lazer e ao Clube Desportivo de Estarreja, bem como a criação de uma ciclovia, implicando a o acordo simultâneo com várias entidades e muitos proprietários.

A intervenção prevê ainda a instalação de redes de águas residuais, águas pluviais, abastecimento de água, gás natural, infraestruturas telefónicas e elétricas, bem como a colocação de sinalização, mobiliário urbano e arborização. Serão requalificados os pavimentos com a aplicação de camadas betuminosas na Rua Dr. Tavares da Silva e troços da Rua Jaime Ferreira da Silva e Rua da Quinta Velha.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 712.918,28 € (incluindo o valor do IVA) à empresa “Irmãos Almeida Cabral, Lda.”, de Penalva do Castelo. A intervenção terá financiamento de fundos europeus, no âmbito da contratualização com o Mais Centro.

A Rua Tavares da Silva serve a nova Área Desportiva Municipal, constituída pelo Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja e pelo Parque Desportivo do CDE. Articula com a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva, que serve a Escola Secundária.