Câmara alerta para alimentação saudável

terça, 30 de outubro 2012

A Câmara Municipal de Estarreja está a distribuir um folheto informativo nas escolas do 1º ciclo sobre alimentação saudável. O objetivo final é alertar os encarregados de educação para a importância de uma boa alimentação, sobretudo na primeira refeição do dia. Diminuição da atenção, concentração, da aprendizagem e do rendimento escolar são algumas das consequências de um pequeno-almoço insuficiente.

Esta é uma forma da autarquia complementar a sua ação, desta vez junto dos encarregados de educação alertando-os para os hábitos alimentares saudáveis, essenciais para o desenvolvimento saudável da criança.

Município assegura refeições escolares

A Câmara Municipal de Estarreja tem como competência descentralizada a gestão dos refeitórios dos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho, que foram concessionados através de concurso público internacional para a aquisição da prestação de serviços de confeção e fornecimento de refeições aos Jardins-de-infância e às Escolas Básicas do 1º Ciclo. Em 2011, a empresa concessionária que ganhou o concurso trianual para prestação do referido serviço foi o ITAU – Instituto Técnico de Alimentação Humana, S.A., pelo valor de 828.240,00 €.

São servidas uma média de 1100 refeições por dia nas escolas do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho.

O Município, através do Setor de Educação, assegura a fiscalização do funcionamento dos refeitórios, confeção e distribuição das refeições escolares, controlando as condições básicas de ambiente e processamento para a obtenção de refeições seguras, garantindo uma melhoria contínua da qualidade da prestação do serviço.

O caderno de encargos do contrato de confeção e distribuição das refeições tem em conta as capitações dos alimentos, a confeção, o cumprimento das ementas, verificação do acondicionamento das refeições transportadas, bem como a utilização de alimentos autorizados.

O Setor de Educação realiza visitas periódicas e surpresa aos refeitórios e cantinas no período de almoço. Em cada refeitório escolar, há um professor ou funcionário, representante da autarquia, que acompanha a refeição e em ficha própria faz uma avaliação semanal ao serviço.

Nas unidades de refeitório são efetuadas análises microbiológicas às superfícies, aos manipuladores, aos equipamentos e aos utensílios que contactam com os alimentos. As ementas são elaboradas por uma nutricionista e diariamente são feitas recolhas de alimentos para controlo microbiológico das refeições servidas.

A gestão do fornecimento de refeições escolares é feita através de uma plataforma eletrónica, que reúne os dados dos alunos e os registos diários, por escola, com a identificação dos alunos que almoçaram e respetiva data. Compete à empresa a formação do pessoal que trabalha nas cantinas e refeitórios escolares.