13 mil passearam no BioRia

quarta, 31 de outubro 2012

O BioRia continua a atrair cada vez mais pessoas à zona natural do município de Estarreja, com um crescimento que se tem verificado de ano para ano. Em 2012, quase 13 mil pessoas visitaram o Baixo Vouga Lagunar durante o período de maio a setembro, em que o Centro de Interpretação Ambiental (CIA), localizado em Salreu, se encontra aberto ao público.

Foram registados exatamente 12942 visitantes, significando que houve um aumento de 30% em relação a 2011, que já tinha sido um ano recorde com 10 mil visitantes. Pela zona de receção do projeto ambiental da Câmara Municipal de Estarreja passaram mensalmente 2588 visitantes, em passeios e atividades espontâneas ou não organizadas, durante os 5 meses da época de primavera e verão.

No universo de visitantes, registam-se portugueses vindos de todo o país e turistas estrangeiros, que ficaram a conhecer a beleza paisagística de um património natural ímpar, inserido na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, através dos percursos naturais do BioRia.

Mais de 100 visitas guiadas

Em relação às visitas guiadas com organização do projeto BioRia, realizaram-se um total de 117 iniciativas, envolvendo um total de 2305 participantes. No presente ano, o BioRia regista uma diminuição das visitas escolares devido aos cortes orçamentais e à falta de transporte.

Visitas também aumentam na internet

A este incremento apurado no terreno, também corresponde um aumento de visitas à página do BioRia na internet. Até ao final do mês de setembro, foram registadas 12196 entradas, valor que já supera o total do ano passado (11694), sendo que em relação ao período homólogo representa um aumento de 33%.

O site disponibiliza a apresentação e descrição dos Percursos Naturais do BioRia, com recurso a mapas dinâmicos com dados sobre o percurso, coordenadas GPS, Ficheiros KML (que poderão ser descarregados e inseridos no GPS do utilizador) e hiperligação para o site do Google Maps com as coordenadas de cada percurso.

Através do link “Visitar Bioria”, o utilizador encontra informação sobre como chegar, onde ficar e onde comer. Pode, além do mais, marcar a visita guiada aos percursos.

O BioRia quer continua a receber todos os visitantes interessados em conhecer a imensa riqueza natural e biodiversidade do concelho. Em Estarreja, é possível conhecer uma zona natural única, com passeios, a pé ou de bicicleta, longe da confusão das cidades e sem custos. Ao mesmo tempo que descobre a reconhecida riqueza faunística e florística da região, que a tornam única no panorama nacional, pode respirar ar puro, passar algum tempo com qualidade e fazer exercício

» website www.bioria.com