Moinho de Egas Moniz retoma laboração

Dar vida ao recuperado Moinho de Meias é o principal objetivo do protocolo que o Município de Estarreja celebrou com a Confraria da Broa d’Avanca.

quarta, 07 de novembro 2012

Após a restauração do Moinho de Meias, integrado na Quinta do Marinheiro, espaço nobre da vivência do Prof. Egas Moniz, único Prémio Nobel da Medicina em Portugal, a Câmara Municipal pretende, em parceria com a Confraria d’Broa, a dinamização deste espaço, com atividades de carácter cultural, convergindo sinergias de forma a atrair mais visitantes e dando-lhes, sobretudo aos mais jovens, uma maior capacitação nos conhecimentos e formação cultural e social.

O protocolo vem estabelecer as normas dessa colaboração. Compete à Confraria da Broa d’Avanca dinamizar um conjunto de atividades na Quinta do Marinheiro/ Moinho de Meias ao longo do ano, tais como ciclo do milho, desfolhadas, visitas de confrarias ou confeção da broa; colaborar com a presença de um confrade nas visitas guiadas ao Moinho de Meias; garantir a utilização e manutenção do Moinho; bem como colaborar com a Câmara Municipal atividades que promove, nomeadamente junto das escolas.

A Câmara Municipal irá garantir a abertura ao público da Quinta do Marinheiro e do Moinho de Meias, a reparação e/ou substituição de peças quando necessário e o material promocional do espaço, assim como colaborar nas atividades da Confraria. A autarquia procederá ainda ao pagamento de 50€ por cada sessão com moleiro residente num total de 25 sessões anuais.

Com este protocolo, a Câmara Municipal de Estarreja dá continuidade à sua política de apoio às coletividades do Município que desenvolvam atividade de relevo no panorama da cultural, bem como, pela especificidade dos seus objetivos, sejam promotoras do perdurar das tradições e vivências da história local, engrandecendo os seus valores e permitindo a permuta de saberes contribuindo assim para o fortalecimento do conhecimento entre gerações.

A Confraria da Broa d’Avanca, fundada em 16 de Agosto de 2004, é uma associação sem fins lucrativos que tem vindo a desenvolver meritória atividade cultural, sobretudo na freguesia de Avanca, recuperando e reavivando as tradições agrícolas, em especial dedicadas à cultura da broa.