Esteiro de Estarreja: Câmara exige intervenção da POLIS

segunda, 03 de dezembro 2012

Um ano depois do lançamento do tão aguardado concurso público para a execução da qualificação do Esteiro de Estarreja, no âmbito da intervenção da Polis Litoral Ria de Aveiro, o histórico esteiro da cidade continua a aguardar a requalificação, tão urgente quanto se trata do início de 2 percursos do BioRia.

Aquele que já foi o segundo porto de sal da Ria de Aveiro está hoje novamente assoreado. O troço ainda não foi intervencionado por responsabilidade da Polis, que tem projeto de execução aprovado e empreitada em fase de lançamento. José Eduardo de Matos sublinha as obras previstas há dois anos no âmbito do projeto Polis e, a par da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, exige do governo o avanço da empreitada.

O concurso público da empreitada de “Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja – Cais de Canelas, Cais de Salreu e Esteiro de Estarreja”, foi lançado em outubro de 2011, estando em fase de adjudicação em janeiro de 2012, quando o governo mandou parar todas as obras relativas ao Polis que ainda não tinham contrato assinado.

A limpeza do canal e a recuperação e estabilização das margens são as principais obras previstas para o Esteiro de Estarreja. Para além da limpeza do troço até ao açude, a obra inclui o arranjo das muralhas laterais, um passadiço, modelação do terreno e plantação de árvores, para além de mobiliário urbano.

Neste compasso de espera e face ao estado do esteiro, a Câmara Municipal, que já desembolsou mais de 600 mil euros para o capital social da sociedade, avançou o ano passado para a limpeza (que não era realizada há décadas) do troço final do Esteiro, numa extensão de cerca de 2 km, que seria complementada pela intervenção Polis que supostamente avançaria meses depois. E já este ano a autarquia procedeu à limpeza das motas.

Contudo, o Esteiro de Estarreja necessita com urgência da prometida e prevista intervenção de fundo, dotando-o de condições de vivência e usufruto pela população e permitindo uma ligação de qualidade com o espaço Ria.