Atividade “A Escola vai ao Pai Natal”: Crianças mostram que são solidárias

quarta, 05 de dezembro 2012

A Câmara Municipal de Estarreja, através do Setor de Serviços Educativos, celebra o Natal com as crianças do concelho durante esta semana, no Multiusos de Estarreja, promovendo um programa de animação destinado aos 1400 alunos do pré-escolar e 1º ciclo das redes pública e solidária. Tal como já aconteceu o ano passado, a atividade é acompanhada de uma campanha de solidariedade em que as crianças entregam donativos para o grande cabaz que será destinado a famílias carenciadas do concelho, já referenciadas pelas IPSS.

No âmbito da campanha de cariz social, foi feito o pedido aos alunos para que, dentro das suas possibilidades, ofereçam bens alimentares e brinquedos para o grande cabaz que está exposto no Multiusos durante a atividade “A Escola vai ao Pai Natal”. Pretende-se desenvolver nas crianças o espírito de dar e receber e invocar o verdadeiro sentido do Natal, contribuindo para a sua formação humana e cívica.

No primeiro dia da atividade, Erica e Teresa, 8 anos, da Escola das Laceiras, Salreu, vieram “ver o Pai Natal” mas também contribuir com alimentos que o “Pai Natal vai oferecer aos meninos mais pobres que precisam de comida. Há pessoas que são muito pobres e precisam”, dizem. A professora do mesmo estabelecimento de ensino, Conceição Azevedo, refere que face à ausência de um verdadeiro espírito de partilha, “iniciativas destas ajudam sempre a pensar no outro”.

Teresa Sousa, educadora de infância na Escola das Cabeças, Veiros, é da mesma opinião acrescentando que “temos que insistir. É melhor com ações do que com discursos. O ano passado mesmo as famílias necessitadas contribuíram e achei isso fantástico. Não houve diferença entre as crianças e para os pequenos é importante conseguirem partilhar e não se sentirem excluídos da iniciativa”.

Distribuição dos cabazes às instituições na sexta, dia 7

A finalizar a iniciativa “A Escola vai ao Pai Natal”, no dia 7 de dezembro, sexta-feira, entre as 14h e as 16h, a Câmara Municipal entregará os donativos às IPSS, para que possam distribuir pelas famílias mais carenciadas e já referenciadas pelas instituições particulares de solidariedade social.

Durante a festa de Natal no Multiusos, até quinta-feira, a animação é da responsabilidade da EPA – Escola Profissional de Aveiro que dinamiza a Hora do Conto “Sabes Maria, o Pai Natal não existe”, um Bailado e um Concerto de Natal, animação com balões de modelagem e artes circenses. E, porque é Natal, a autarquia oferece uma pequena lembrança às crianças.

Próximas sessões

DIA

ESCOLA/PRÉ

SESSÕES