100 anos do nascimento de António Madureira

Veterinário legou casa-museu a Estarreja e Murtosa

quarta, 05 de dezembro 2012

Assinala-se neste dia 5 de dezembro, o centenário do nascimento de António Madureira, que não sendo estarrejense aqui viveu cerca de 60 anos e deixou um legado ímpar, a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira, situada na cidade de Estarreja, e que dedicou à sua mulher.

Sendo natural de Silves, o Dr. Madureira fixou residência em Estarreja em 1936, quando foi nomeado Veterinário Municipal de Estarreja e Murtosa. Nestes dois concelhos se manteve por várias décadas, acumulando com os cargos de consultor da Nestlé e da fábrica de chocolates Favorita.

Fundou em 1947 uma sociedade agrícola na Quinta do Marinheiro, de Egas Moniz, com o objetivo de ser uma exploração pecuária e de comércio de bovinos leiteiros. Posteriormente, esteve envolvido no projeto de Egas Moniz de fazer nascer na Quinta do Marinheiro uma “vacaria modelo”, num plano de cooperação com a Nestlé.

O esboço biográfico do médico veterinário, da autoria de Delfim Bismarck, foi publicado na edição deste ano da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja, lançada em novembro pela Câmara Municipal de Estarreja. António Madureira teve honras de capa nesta 6ª edição.

Para breve está prevista a publicação pela Fundação Solheiro Madureira de um volume com informações biográficas sobre a vida e obra do Dr. Madureira e o sobre legado que deixou, conforme anunciou Delfim Bismarck, conservador do espaço museológico.

Administrada pelos municípios de Estarreja e Murtosa, a fundação foi classificada entre as 10 melhores de Portugal, num universo de 227 fundações, na avaliação do custo/benefício e viabilidade financeira realizada pela IGF – Inspeção Geral de Finanças.

Visite a Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira

Edifício concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira e após a morte de D. Marieta, António Madureira adaptou o edifício a casa-museu, transformando-o num “hino ao amor”.

É um dos pontos fortes de interesse cultural da cidade de Estarreja e um obrigatório local de visita.

Possui uma diversificada coleção de pintura, arte-sacra, mobiliário, cerâmica, prataria e objetos diversos. Destaca-se a pintura com obras de: Rivera, Diogo Teixeira, Gregório Lopes, Didacus Calvert, Josefa de Óbidos, Carlos Reis, Martinez Rúbio e José de Guimarães, entre outros.

Mais informações no site www.fundacaomadureira.com