Gala Desportiva Sénior: Ser ativo não tem idade

quinta, 06 de dezembro 2012

“Cada um faz o que sabe e o que pode, o que interessa é participar porque a vida são dois dias. Enquanto cá andamos temos que viver e saber viver”, a mensagem de António Rodrigues de Almeida, com 73 anos, de Canelas, espelha o espírito vivido no domingo à tarde na 3ª edição da Gala Desportiva Sénior, que decorreu no palco do Cine-Teatro de Estarreja, com a apresentação de 11 turmas do programa de ginástica de manutenção +50, da Escola Municipal de Desporto (EMD).

António Almeida está com a EMD desde que foi criado o programa “+50”, em 2002. Antes de entrar para a EMD, “a ginástica era a trabalhar”. Mas com a aposentação de uma vida de trabalho, “depois dos 50 anos temos que ter atividades e a mente ativa. Eu com 73 anos, estou ativo ao serviço. Gosto de conviver e viver!”, exclama este atleta que se sente “forte e ativo” graças às duas aulas semanais de ginástica de manutenção.

Ao longo da Gala Desportiva desfilaram as turmas +50, que apoiadas pelos seus professores, ensaiaram ao longo para, de uma forma animada, apresentar uma demonstração daquilo que fazem nas aulas e exibir a sua boa forma física. “A atuação correu muito bem”, dizia o jovem atleta canelense que trouxe a sua família para assistir a esta gala.

Maria Júlia, 57 anos, de Pardilhó, participou pela primeira vez na Gala Sénior o que a fez regressar ao Cine-Teatro de Estarreja onde já não ia “há muitos anos”. Entrou na EMD por influência das amigas e hoje não perde uma aula onde o exercício combinado com diversão.

O vereador do desporto e vice-presidente do Município, Abílio Silveira, deu os parabéns a todos os atletas pela vivacidade e energia, que comprovam a profícua aposta da Câmara Municipal na realização de programas como este, dirigido às pessoas e contribuindo para a sua qualidade de vida. A Escola Municipal de Desporto tem conseguido atingir o objetivo de promover na população sénior do concelho um conjunto de atividades, devidamente orientadas que possibilitam uma melhoria da autonomia e qualidade de vida dos estarrejenses, com reflexos na sua saúde.

No atual letivo 2012-13, estão inscritos 231 seniores, distribuídos por 11 turmas, que abrangem as 7 freguesias do concelho. O programa de ginástica de manutenção consiste em duas aulas semanais. No ano passado, esta medida tornou-se mais inclusiva, ao ser alargada a utentes a partir dos 50 anos de idade, quando até então permitia a frequência aos maiores de 55.

As imagens desta Gala estão disponíveis no site do Município.