Estarreja vai manter dinâmica

sexta, 14 de dezembro 2012

Em linha com a, há muito assumida, contenção (na despesa) e prudência (na receita), as Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Estarreja para 2013 asseguram a continuidade do trabalho desenvolvido e apostam nas obras estratégicas financiadas pelos fundos europeus, como a Área Social ou a Avenida Pacopar do Eco Parque Empresarial. O executivo municipal apresentou no início desta semana as linhas fortes dos documentos.

Num ano mergulhado na crise, “olhar para dentro” continuará a ser uma das missões dos colaboradores da Câmara Municipal, assinalou o vice-presidente Abílio Silveira, com avaliações sucessivas ao funcionamento interno e na procura das melhores práticas, desde “o controlo operativo e despesas” à continuidade dos programas Gestão pela Melhoria e Gestão de Instalações, com o objetivo de poupar recursos, “fazendo-se o mesmo com menos dinheiro”.

Manter as políticas sociais

A autarquia de Estarreja mantém as políticas sociais, das quais não abdica com especial relevância nos tempos que correm. A vereadora dos Assuntos Sociais, Rosa Simão, anunciou a criação de um novo fundo destinado a apoiar famílias carenciadas. Será um projeto social que complemente o pacote de medidas já assumidas, como a articulação com a Rede Social, o Centro de Recursos Municipais, o Casa Melhor – programa de Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município, ou o Gabinete de Psicologia, de apoio gratuito a alunos e pais. Em 2013, a autarquia terminará a intervenção de requalificação de 6 apartamentos de habitação social na Urbanização da Teixugueira que irão acolher 6 famílias necessitadas.

A ação social estende-se à educação, com a Componente de Apoio à Família, prolongamento no pré-escolar, nos subsídios de livros e refeições ou nos transportes escolares, enumerou João Alegria.

Abertura de novos polos escolares

Com um investimento superior a 6 milhões de euros, prossegue a requalificação das instalações do pré-escolar e do 1º ciclo, da competência da Câmara. Em janeiro será inaugurado o novo bloco do pré-escolar da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire e no próximo ano letivo prevê-se a entrada em funcionamento da Escola Sul, em Salreu, conforme anunciou o vereador da Educação, João Alegria. O autarca promete insistir nas negociações com o Ministério da Educação tendo em vista a melhoria das condições físicas da EB 2,3 Egas Moniz de Avanca, onde é necessária uma intervenção, preparando-se a Câmara para voltar a “apresentar um projeto” à tutela.

Casa Museu Egas Moniz reabre com novos desafios

No campo cultural, a reabertura da Casa Museu Egas Moniz, no dia 26 de janeiro, marcará o ano de 2013, após a realização de obras de recuperação. A casa estará renovada e melhorada, assumindo novos desafios expositivos e reforçando o seu caráter de museu do único Nobel português das ciências.

O Cine-Teatro trabalhará de uma forma afincada e procurará manter e potenciar uma programação regular, diversificada e com qualidade. O vereador do pelouro dos Eventos, Abílio Silveira, renova a aposta numa imagem de marca do CTE, os Concertos Íntimos. Em 2013, o cartaz será composto por Pedro Abrunhosa (19 janeiro), António Zambujo (16 março) e Tim e Amigos (18 maio). A consolidação da oferta desportiva municipal será uma realidade em 2013, também com a abertura dos novos campos de ténis junto ao Complexo de Desporto. Estarreja receberá o Campeonato da Europa Open de Natação Síndrome de Down, entre 17 e 23 e setembro, no Complexo de Desporto e Lazer, com a presença de 18 países.

Melhoria da Rede Viária

A Rede Viária, onde a Câmara tem investido fortemente nos últimos anos, volta a estar contemplada no plano de atividades, “com intervenções muito importantes e prementes”, afirmou o vereador das Freguesias, Diamantino Sabina, lembrando que grande parte do orçamento será canalizado para obras estruturantes que são financiadas pelos fundos comunitários, dando o exemplo da Rua Dr. Tavares da Silva, que ficará concluída em 2013.

O Orçamento espelha a boa vontade do executivo em dar continuidade à delegação de competências nas Juntas de Freguesia, insistiu o vereador. No que diz respeito à limpeza de valetas e passeios mantêm-se inalterados os valores dos últimos anos a rondar os 200 mil euros. Relativamente a outras competências, sofrem uma diminuição também por força da Lei dos Compromissos que estrangulou seriamente a ação da autarquia, explicou.

No ano novo serão implementadas as Posturas de Trânsito nas Freguesias de Salreu e Pardilhó, concluindo-se o projeto municipal de criação de posturas em todas as freguesias e desta forma reforçando a segurança rodoviária.