Tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos: Alterações no sistema de cobrança

segunda, 31 de dezembro 2012

A partir de janeiro de 2013 a cobrança da Tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos passará a ser realizada diretamente pela Câmara Municipal. Até agora, a cobrança desta taxa era feita através da AdRA - Águas da Região de Aveiro.

Em março de 2012, a Câmara Municipal de Estarreja iniciou a cobrança da Tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos, com recurso à empresa AdRA, nas habitações sem ligação de água, nem saneamento. Até então, os custos inerentes à remoção e tratamento dos resíduos sólidos urbanos provenientes destas habitações eram suportados pelo orçamento municipal e pelos cidadãos do concelho que possuíam ligação de água/saneamento.

A tarifa que o Município de Estarreja pratica (2,50 €) é a mais baixa da Região de Aveiro.

A Câmara Municipal poderia ter optado por aumentar a tarifa a quem já a pagava, até por ser a mais baixa da região, contudo e considerando que todos os munícipes produzem lixo e deverão contribuir de forma universal para a sustentabilidade do serviço, não podendo ser suportada apenas por alguns, entendeu que deveria ampliar a cobrança a quem nunca pagou taxa de resíduos, apesar do seu pagamento estar consagrado no Regulamento Municipal sobre Recolha e Remoção de Resíduos, aprovado no ano de 1992.

Com o sentido de avaliação e melhoria contínua, foi então decidido ser o Município de Estarreja a proceder à cobrança bimensal, a partir de janeiro de 2013. Caso pretenda a cobrança mensal, o munícipe terá de enviar um e-mail para rsu@cm-estarreja.pt ou dirigir-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

Se aderiu ao sistema de débito bancário e caso pretenda continuar com essa modalidade de pagamento, com a nova fatura deve dirigir-se ao banco, a uma caixa multibanco ou recorrer ao home-banking.

Os Munícipes podem apresentar sugestões, reparos e contributos relativamente à forma de cobrança ou à melhoria do sistema de recolha e limpeza, através do e-mail rsu@cm-estarreja.pt ou no GAME.