Pelo desígnio ESTARREJA ACESSÍVEL

quinta, 03 de janeiro 2013

Estarreja continua a projetar um município Acessível para Todos, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos: aos que residem, trabalham ou a visitam. No âmbito do projeto RAMPA e concretização do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade, realizaram-se ações destinadas às escolas. Os concursos em meio escolar encerram esta sexta-feira, dia 4, às 10h, na Biblioteca Municipal com a entrega de prémios aos melhores trabalhos.

Os concursos nas áreas de desenho, fotografia, prosa, anúncio promocional e exposição de azulejaria envolveram os diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário integrando também a Cerciesta. Estas atividades tiveram início no Auditório da Escola Básica Integrada de Pardilhó, com a promoção de uma palestra sobre mobilidade para todos, destinada a alunos, pessoal docente e não docente.

O júri elegeu os melhores trabalhos em cada uma das especialidades que podem ser apreciados na exposição “Estarreja para Todos – Por uma nova cultura de mobilidade”, na Biblioteca Municipal, que encerra no dia 4 de janeiro, com a atribuição dos prémios.

Ações sensibilizam diversos públicos

Antes de chegar às escolas, o projeto RAMPA desenvolveu ações de formação em matéria de acessibilidade e mobilidade para todos, pensando em públicos diferenciados como Técnicos da Autarquia, Gabinetes Locais de Engenharia e Arquitetura, Presidentes de Junta e Operadores de Transportes. Serão ainda desenvolvidas ações para Operadores das áreas do Comércio e do Turismo.

O Município apresentou publicamente, a 21 de setembro de 2011, o PLANO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE com o objetivo de promover um Território para Todos e dar continuidade às políticas já assumidas. Apresentou como objetivos deste Plano a eliminação de barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, construindo e promovendo uma cidade mais democrática. Trata-se do desenvolvimento e concretização de uma candidatura ao Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), conseguida pela autarquia, e que permitirá a Estarreja continuar as práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade.

Desde o seu lançamento público até à data houve lugar ao desenvolvimento de ações que consubstanciam este plano estratégico, designadamente ações de informação e comunicação, sensibilização, formação e participação, envolvendo populações, associações e entidades locais de modo a inserir dinâmicas municipais capazes de manter este desígnio cívico de município inclusivo na agenda de trabalho de toda a comunidade.

Ao nível das ações de informação e comunicação foram desenvolvidos vários suportes comunicacionais desde convites, flyers, rollups, anúncios de jornal, spots de rádio bem como a disponibilização no lugar da internet de todas as atividades inerentes a este plano.

Relatório final e Manual de Boas Práticas em 2013

Ao nível do desenvolvimento dos estudos especializados em matéria de acessibilidade, dado tratar-se de um programa de natureza multidisciplinar, foi desenvolvida uma abordagem detalhada do espaço público, equipamentos públicos, transportes, comunicação e infoacessibilidade, de forma a criar um Plano Estratégico de prioridades de intervenção.

Através destes estudos foram detetados, ao pormenor, os problemas existentes e apresentadas as soluções e ações apropriadas para dotar a cidade de condições próprias do acesso universal. A 21 de novembro de 2012, em sessão pública na Biblioteca, foram apresentados e discutidos com entidades parceiras e membros de um conselho consultivo, especificamente designados para o efeito, as melhores soluções e estratégias para este plano. Estando os estudos em fase conclusiva será entretanto apresentado o Relatório Final que integra todas as propostas de intervenção.

Do mesmo modo encontra-se em fase de sistematização de dados das diferentes ações e conceção de conteúdos em matéria de acessibilidade bem como o design gráfico de duas publicações: Síntese das Ações e Manual de Boas Práticas. A totalidade das atividades ficará concluída em finais de abril de 2013.

Em suma, Estarreja habitua-nos, também nesta matéria, a observá-la como uma cidade que cresce de forma sustentável, inovadora, pioneira e amiga de todos. Estando empenhada em construir uma cidade inclusiva, com o programa RAMPA o Município está a dar continuidade ao trabalho já realizado nesta área, nomeadamente nos centros da cidade de Estarreja e da vila de Avanca, que deu origem a 2 distinções - Bandeiras de Acessibilidade e Mobilidade para Todos: Prata (2007) e Ouro (2009).

“Uma cidade só é de todos e para todos, quando pode ser vivida sem dificuldades ou restrições, com recurso aos princípios de desenho universal/desenho para todos, onde todos podem e devem usar, de forma independente e normalizada, o ambiente construído”.

A sessão de encerramento das ações em meio escolar está inserida no programa comemorativo do 8º aniversário da elevação de Estarreja a Cidade.