Apoio municipal à Associação de Carnaval de Estarreja

quinta, 10 de janeiro 2013

“Face ao inegável interesse concelhio e público, designadamente nos planos turístico, cultural e humano que o Carnaval de Estarreja representa, por si e pelas atividades conexas, entende-se por pertinente e adequada a atribuição do subsídio”, refere o responsável pelo Pelouro dos Eventos, Abílio Silveira.

A Câmara Municipal atribuiu um subsídio no valor de 25 mil euros à Associação de Carnaval de Estarreja (ACE), tendo em vista a organização da edição de 2013. Acompanhando a evolução do Orçamento Municipal e a atual situação económico-financeira, regista-se uma redução de 20% no apoio financeiro direto relativamente ao ano 2012 e de 42,5% em relação a 2007.

Fazendo já parte da história concelhia, o Carnaval assume-se como o maior evento de Estarreja. Abílio Silveira menciona o “número elevado de estarrejenses, de todas as idades e freguesias, que participam de forma direta e que há longa data o preparam de forma empenhada. O Carnaval é uma data vivida globalmente em Estarreja de forma muito intensa”. Por outro lado, o evento “atrai milhares de forasteiros” com impactos positivos na economia local.

A autarquia faz uma avaliação positiva à gestão da ACE. “Tem-se notado ao longo dos anos, como regra geral, uma gestão empenhada e cuidada da ACE, bem evidente nos equilibrados resultados financeiros e nos resultados em termos de movida e de finalidade popular dos desfiles”.

O contrato-programa estabelecido assenta na continuidade do trabalho partilhado, nomeadamente na definição de tarefas de cada uma das partes, pretendendo-se “manter a gestão equilibrada, rigorosa e regrada deste grande evento, repartindo responsabilidades e envolvendo a sociedade na dinamização cívica e cultural”, define Abílio Silveira. “O balanço que se faz a esta parceria é francamente positivo, bem evidente nas contas da ACE, assim como no mediatismo que o Carnaval de Estarreja”, conclui.

» A Câmara Municipal de Estarreja já decidiu conceder tolerância de ponto a todos os colaboradores da autarquia no dia 12 de fevereiro de 2013, terça-feira de Carnaval.

Consulte as Atas das Reuniões de Câmara e Sessões da Assembleia Municipal neste link