Reabertura da Casa-Museu Egas Moniz: Dia Aberto no domingo

quinta, 24 de janeiro 2013

Precisamente oito anos depois da Elevação de Estarreja a Cidade, no dia 26 de janeiro de 2013, a Câmara Municipal assinala a reabertura da Casa-Museu Egas Moniz, um dos momentos marcantes das comemorações do 8º aniversário da Cidade de Estarreja.

Renovada e melhorada, a casa de Avanca onde viveu o cientista assume novos desafios expositivos. Orçada em 154.972,15€, a empreitada – uma intervenção significativa e complexa com o principal objetivo de eliminar um problema de fungos, que surgiu no piso de madeira no rés-do-chão do edifício – obrigou ao encerramento da Casa Museu ao público e à retirada de todo o valioso mobiliário e peças expostas.

A sessão oficial de reabertura está marcada para sábado, sendo presidida pelo presidente do Município, José Eduardo de Matos, e no domingo, dia 27, realiza-se um Dia Aberto, convidando-se toda a população a visitar a casa do Prémio Nobel da Medicina de 1949, único em Portugal.

Localizada em Avanca, esta é a única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal, intimamente relacionada com Egas Moniz que, em 1949 recebeu aquele galardão na área da Medicina. Podem ver-se obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar, bem como coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura, escultura e a sua notável biblioteca pessoal.

Enquadra-se na romântica Quinta do Marinheiro, agora enriquecida com o Percurso BioRia do Rio Gonde, pedonal e ciclável, e com os recuperados Moinhos de Meias, evocando a memória do Moleiro. A Casa-Museu Egas Moniz está classificada pelo Ministério da Cultura como um Imóvel de Interesse Público. Reabre, renovada e melhorada, assumindo novos desafios expositivos.

26, sábado, 16h00 Sessão oficial de Reabertura da Casa-Museu Egas Moniz
Apresentação do Estudo Prévio de Reabilitação da Casa-Museu

27, domingo, 10h-12h / 14h-17h Dia Aberto
Visitas guiadas gratuitas (Casa-Museu + Moinho de Meias + Quinta do Marinheiro)

As grandes escolas de Artes Plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual com o Belo.
[Egas Moniz]

Comemorações com marca cultural

Tal como nos anos anteriores, o programa de aniversário da Cidade de Estarreja tem um cunho essencialmente cultural, um agente essencial para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e para o seu desenvolvimento.

Também no sábado, dia 26, o tradicional concerto comemorativo juntará no mesmo palco a Orquestra Filarmonia das Beiras, com Vitorino, Janita Salomé e Carlos Tavares, no Cine Teatro de Estarreja, às 21h30. Dirigidos pelo Maestro António Vassalo Lourenço, será apresentado um programa com canções de sempre.

Os artistas estarrejenses Joakin Pereyra e Elisabete Amaral expõem na Biblioteca e na Casa da Cultura, respetivamente.