Tolerância e alegria: ingredientes para este Carnaval em Estarreja

sexta, 25 de janeiro 2013

A tradição remonta ao final do século XIX e continua viva em pleno século XXI. O programa oficial dos festejos carnavalescos abre no dia 1 de fevereiro e termina a 12, terça-feira de Carnaval.

Com um orçamento a rondar os 136 mil €, inferior ao do ano passado em cerca de 25 mil€, a Associação de Carnaval de Estarreja (ACE) garante manter os níveis de qualidade dos cortejos, caracterizados pela diversidade de 5 escolas de samba, 8 grupos de folia e um 1 grupo de passerelle, que desde há uns meses trabalham empenhadamente para apresentar um espetáculo com a qualidade, cor e animação a que nos têm habituado, nos desfiles marcados para os dias 10 e 12 de fevereiro.

O valor do bilhete de entrada para os corsos principais será igual ao do ano passado, 5€ por peão, e as crianças até aos 12 anos não pagam. A venda de bilhetes arranca este no Cine-Teatro de Estarreja.

A Câmara Municipal apoia a organização do evento com um subsídio financeiro direto de 25 mil€, o que representa uma diminuição de 20% em relação a 2012 e de 42,5% em relação a 2007, para além de garantir apoio logístico.

Desfile infantil no dia 3 de fevereiro

Organizado pela autarquia, com o apoio da ACE, o Carnaval Infantil está agendado para dia 3 de fevereiro, domingo, às 15h, estando já confirmada uma forte participação de escolas e instituições. Nesse dia pode ver o espetáculo gratuitamente.

Também com entradas livres, Estarreja vive na noite de 6 de fevereiro, quarta-feira, às 22h, uma das suas manifestações populares mais enraizadas, as Marchas Luminosas. O desfile noturno das Escolas de Samba, no dia 8, sexta-feira, às 22h, (5€ bilhete, com acesso gratuito às bancadas até a sua lotação) é também um ponto forte da programação.

Os festejos abrem oficialmente na Tenda da Festa, que será instalada na Praça Francisco Barbosa, no dia 1 de fevereiro, sexta-feira, com a apresentação dos sambas-enredo das escolas de samba. Durante 7 noites, não faltará animação no entrudo estarrejense e com entradas livres.

Os festejos já acontecem na cidade desde a Abertura Oficial do Carnaval de Estarreja 2013, que decorreu a 17 de novembro, seguida das festas de apresentação dos sambas enredo organizadas pelas escolas de samba. Esse circuito termina no próximo sábado, dia 26, com a apresentação da música dos Independentes da Vila.

Tradição com mais de 100 anos

Dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, o Carnaval em Estarreja movimenta mais de dois milhares de figurantes. Os corsos infantil e adulto percorrem o centro histórico da cidade, onde se multiplicam a alegria e o ritmo, num ambiente contagiante de folia, trazendo a Estarreja dezenas de milhares de pessoas.

A tradição carnavalesca em Estarreja remonta ao final do século XIX. Dessa altura chegam-nos notícias das célebres "Batalhas das Flores", alegres cortejos da época carnavalesca com carros alegóricos ricamente decorados que, sob o patrocínio de algumas firmas e famílias locais, desfilavam pelas ruas de Estarreja.

Carnaval de Estarreja 2013
1 ~ 12 fevereiro

3.dom [15h] Carnaval Infantil (entradas livres)

6.quar [22h] Marchas Luminosas (entradas livres)