Precipitação, agitação marítima e vento forte

Aviso à população

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas até ao dia de amanhã.

quinta, 21 de fevereiro 2013

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de hoje (21FEV) e durante o dia de amanhã (22FEV):

Precipitação que poderá ser localmente intensa e acompanhada da queda de granizo e rajadas que poderão atingir os 90km/h, em especial nas regiões do Litoral, Sul e Vale do Tejo.

Aumento da agitação marítima em toda a costa oeste para valores entre 5 a 7 m.

Espera-se uma melhoria significativa das condições meteorológicas a partir do meio-dia de sábado (23FEV).

Descida dos valores da temperatura mínima a partir de domingo (24FEV).

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

. Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
. Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
. Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
. Danos em estruturas montadas ou suspensas;
. Possíveis acidentes na orla costeira;
. Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
. Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

. Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

. Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

. Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;

. Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;

. Ter especial cuidado na circulação junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

. Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.

Face à presente previsão, a ANPC eleva o Estado de Alerta Especial (EAE), no Nível AZUL, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro (DIOPS) para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 13h de 21FEV2013 e as 23H59 de 22FEV13.

A ELEVAÇÃO do EAE pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções.