Eu sou o primeiro agente de Proteção Civil

Dia Mundial da Proteção Civil

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja assinala a efeméride junto dos mais novos na EB1 das Cabeças, em Veiros.

sexta, 01 de março 2013

Comemora-se esta sexta-feira, 1 de março, o Dia Mundial da Protecção Civil, este ano subordinado ao tema “O cidadão: primeiro agente da proteção civil”. O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Estarreja assinala a efeméride junto dos mais novos na EB1 das Cabeças, em Veiros.

A cultura de segurança deve começar desde tenra idade. “No nosso concelho levamos muito a sério a Proteção Civil e entendemos que é de bem novo que devemos começar a ser consciencializados para esta realidade. Temos apostado fortemente no incentivo e apoio às Escolas nesta vertente e na criação e dinamização dos seus Clubes de Proteção Civil”, afirma o presidente do SMPC e vereador da Proteção Civil (PC) da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

O SMPC tem vindo a trabalhar com as escolas do concelho desenvolvendo projetos e atividades no âmbito da PC como são exemplo o Clube de Proteção Civil de Estarreja. Hoje, o serviço municipal estará na EB1 das Cabeças, Veiros, para levar aos alunos a sessão intitulada “Eu sou o primeiro agente da Proteção Civil!”, onde se pretende abordar vários riscos (inundações, incêndios, ventos fortes, sismos, etc.) e respetivas medidas de autoproteção.

Será ainda divulgado o livro digital interativo “Nós e os riscos”, ferramenta que pode ser utilizada pelos professores como forma de abordagem aos vários cenários de risco. Durante a próxima semana, esta ação de sensibilização irá estar noutras escolas do concelho que aderiram à iniciativa.

No dia em que se alerta para o papel fundamental que o cidadão bem preparado tem nas primeiras horas de emergência, Diamantino Sabina sublinha que “somos hoje um Município provido de um Serviço Municipal de Proteção Civil apetrechado e preparado e já imprescindível no suporte aos restantes agentes existentes no concelho”. Contudo, caberá a cada um de nós cumprir a sua parte: planear, manter-se informado e prevenir de forma a saber como agir.

Feira da Protecção Civil nos dias 14 e 15

Nos dias 14 e 15 de março, a Câmara Municipal promove a 6ª Feira da Juventude, Formação e da Proteção Civil, um evento aberto ao público em geral, onde serão abordados vários temas, destacam-se:

. Mostra de Meios da Proteção Civil (dia 14, Parque de Autocaravanas)
. Demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR
. Workshop sobre primeiros socorros pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga
. Demonstração de socorro a vítima de acidente de viação com ciclomotor, pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja
. Segurança no local de trabalho – Autoproteção, pela Escola Prof Dr. Egas Moniz Avanca

» O Dia Mundial da Proteção Civil é comemorado todos os anos a 1 de março, dia em que entrou em vigor a Constituição da OIPC - Organização Internacional de Protecção Civil. Esta iniciativa visa sensibilizar todos os países do mundo para a importância dos temas associados à proteção civil, nomeadamente para a prevenção.

Atendendo ao facto de se comemorar em 2013, o Ano Europeu dos Cidadãos, foi definido para tema do Dia da Protecção Civil – 2013: “O cidadão: primeiro agente da proteção civil”.

“Lembre-se que você é o Primeiro Agente da Proteção Civil!
Planeie, Informe-se, Previna e Saiba como Agir.
Se cada cidadão souber o que fazer, muitos dos grandes riscos poderão ser minimizados”.

Proteger | Socorrer | Informar | Colaborar
O cidadão: primeiro agente de Proteção Civil