Saneamento e águas pluviais em Avanca

Mais 11 vias contempladas

terça, 05 de março 2013

Encontra-se numa fase final a empreitada “Redes de drenagem das águas residuais e pluviais de Avanca Norte” que afeta 11 vias da freguesia de Avanca. O Município e a AdRA decidiram avançar para a construção em simultâneo das duas redes, trazendo benefícios económicos e reduzindo os incómodos junto da população.

As beneficiações em curso compreendem a construção de redes de drenagem de águas residuais, da responsabilidade da AdRA – Águas da Região de Aveiro, e de águas pluviais, a cargo da Câmara Municipal uma vez que as redes de águas pluviais continuam a ser da sua competência.

Investimento de meio milhão de euros

A obra foi adjudicada pela AdRA pelo valor global de 480 mil € (IVA incluído), dos quais 154 mil € são suportados pela Câmara de Estarreja.

Estes melhoramentos abrangem 11 vias: Rua do Alto das Cabanas, Rua Padre Magina, Rua da Associação Atlética de Avanca, Rua Joaquim Maria Nicolau, Rua Areia do Gonde, Rua Carlos A. Santos, troço da Rua José das Cangas, Rua da Fontela, Travessa da Borralha, Rua da Borralha e Rua das Brejas.

A rede de águas pluviais abrange as ruas Joaquim Nicolau, Areia de Gonde, Carlos Alberto Santos, José das Cangas e Fontela, procedendo-se à construção de 6 coletores num total de 1858 metros. A empreitada teve início em julho de 2012. Posteriormente, a Câmara Municipal avançará com a pavimentação das ruas Joaquim Maria Nicolau, Areia do Gonde e Alto das Cabanas.

Coordenação entre o município e a empresa

As duas entidades celebraram o protocolo que define a repartição de responsabilidades, encargos e respetiva comparticipação financeira, com vista à boa e eficiente concretização da empreitada, que integra intervenções da obrigação de ambas as partes.

Tendo-se verificado que o perímetro de intervenção da empreitada relativa a redes de drenagem de águas residuais, que a AdRA iria promover, abarcava a área de intervenção dos trabalhos de redes de águas pluviais que iriam ser desenvolvidos pelo município de Estarreja, constatou-se que a execução em conjunto das duas obras, mediante a integração dos trabalhos do município na empreitada da AdRA traria manifestas vantagens tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista económico, bem como uma diminuição de prejuízos e incómodos para o público em geral.