Lição desta semana nas escolas: Eu sou o primeiro agente de Proteção Civil

Termina esta sexta-feira, dia 8, a iniciativa de sensibilização “Eu sou o primeiro agente da Proteção Civil!”, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja.

quinta, 07 de março 2013

Termina esta sexta-feira, dia 8, a iniciativa de sensibilização “Eu sou o primeiro agente da Proteção Civil!”, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Estarreja, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil que se assinalou no dia 1 de março. As últimas sessões realizam-se nas escolas do 1º ciclo da Srª do Monte, em Salreu, às 10h, e da Bandeira, em Avanca, às 14h.

A sessão nas salas de aula pretende abordar os vários riscos, nomeadamente inundações, incêndios, ventos fortes ou sismos e transmitir às crianças as respetivas medidas de autoproteção que devem tomar para cada situação.

Conforme o título da ação, outra mensagem importante transmitida aos mais novos foi que o cidadão é o primeiro agente da proteção civil, fez questão de salientar Diamantino Sabina, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal e presidente do SMPC, que marcou presença na primeira sessão realizada na Escola das Cabeças, em Veiros. “Todos temos papéis importantes em caso de acidente ou catástrofe. Cabe a cada um de nós, como agente da proteção civil, saber atuar para reduzirmos o perigo e até salvarmos vidas”, transmitiu aos alunos.

Nestas sessões, é ainda divulgado o livro digital interativo “Nós e os riscos”, ferramenta que pode ser utilizada pelos professores como forma de abordagem aos vários cenários de risco. Envolvendo um total de 176 alunos, esta ação abrange 6 escolas aderentes: Cabeças, Veiros; Póvoa, Beduído; Terra do Monte, Fermelã; Padre Donaciano, Beduído; Srª do Monte, Salreu; e Bandeira, Avanca.

O SMPC tem vindo a trabalhar com as escolas do concelho desenvolvendo projetos e atividades, como são exemplo o Clube de Proteção Civil de Estarreja, uma vez que a cultura de segurança deve começar desde tenra idade. “No nosso concelho levamos muito a sério a Proteção Civil e entendemos que é de bem novo que devemos começar a ser consciencializados para esta realidade. Temos apostado fortemente no incentivo e apoio às Escolas nesta vertente e na criação e dinamização dos seus Clubes de Proteção Civil”, afirma Diamantino Sabina. Cada cidadão deve cumprir a sua parte: planear, manter-se informado e prevenir de forma a saber como agir.

Feira da Protecção Civil nos dias 14 e 15

A comunidade escolar volta a falar de Proteção Civil na próxima semana durante a 6ª Feira da Juventude, Formação e da Proteção Civil, que se realizará nos dias 14 e 15 de março, no Multiusos de Estarreja e que prevê a realização da Mostra de Meios da Proteção Civil (dia 14, Parque de Autocaravanas), uma demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR, workshop sobre primeiros socorros pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, demonstração de socorro a vítima de acidente de viação com ciclomotor, pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja e a palestra “Segurança no local de trabalho – Autoproteção”, pela Escola Prof Dr. Egas Moniz Avanca.